Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UFES) Teorias Evolucionistas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
WagnerMachado
1 - Trainee
Mensagens: 105
Registrado em: Ter 04 Abr, 2017 08:13
Última visita: 30-03-19
Agradeceu: 76
Agradeceram: 37
Mar 2018 18 12:07

(UFES) Teorias Evolucionistas

Mensagem não lida por WagnerMachado » Dom 18 Mar, 2018 12:07

Sobre a visão tradicional de como a girafa desenvolve um pescoço comprido, é CORRETO afirmar que:

a) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei de uso e desuso. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.
b) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
c) na visão tradicional baseada em Lamarck, a girafa adquire o pescoço comprido pela lei do uso e desuso. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
d) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. Aquelas com pescoço comprido conseguem se alimentar de folhas inacessíveis às outras, e deixam, portanto, mais descendentes.
e) na visão tradicional baseada em Darwin, a girafa adquire o pescoço comprido com a sobrevivência diferencial de girafas. As girafas que esticam seus pescoços geram uma prole que já nasce com pescoço mais comprido e, cumulativamente, através das gerações, o pescoço, em média, aumenta de tamanho.

Resposta

D


Qual o erro da letra (E)?

Última edição: WagnerMachado (Dom 18 Mar, 2018 12:07). Total de 1 vez.


"É do fogo mais ardente que se forja o aço bom." Rumo ao Colégio Naval!

Avatar do usuário
Ittalo25
5 - Mestre
Mensagens: 1788
Registrado em: Seg 18 Nov, 2013 22:11
Última visita: 19-09-19
Agradeceu: 354
Agradeceram: 1360
Mar 2018 18 12:23

Re: (UFES) Teorias Evolucionistas

Mensagem não lida por Ittalo25 » Dom 18 Mar, 2018 12:23

A alternativa E) tá dizendo que se uma girafa estica seu pescoço, então a sua prole já nasce magicamente com o pescoço mais comprido.

Absurdo, o processo evolutivo demora milhões de anos para acontecer.



Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores. [\Bob Esponja]

Avatar do usuário
ATP
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Qua 27 Jun, 2018 13:09
Última visita: 10-07-18
Agradeceu: 3
Agradeceram: 2
Jun 2018 29 23:40

Re: (UFES) Teorias Evolucionistas

Mensagem não lida por ATP » Sex 29 Jun, 2018 23:40

WagnerMachado, Essa era a ideia que Lamarck tinha, de que no passado as girafas tinham pescoço curto e que de tanto esticá-los para alcançar as copas das árvores, seus pescoços foram alongados e seus descendentes já nasciam com essa característica. Ou seja, é a mesma coisa que pensar que se você cortar o braço e ficar com uma cicatriz, seu filho também vai nascer com essa cicatriz, o que não acontece.
Já a ideia do Darwinismo se difere da de Lamarck. O Darwinismo nos diz que existiam tanto girafas de pescoço curto, quanto de pescoço grande, mas as de pescoço curto, em períodos de estiagem (quando as folhas das árvores caem) não sobreviviam, pois não alcançavam as folhas que permaneciam nas árvores. Enquanto isso, as girafas de pescoço grande conseguiam alcançar as folhas que sobravam sem se preocupar, e assim sobreviviam para reproduzir e deixar descendentes.
Resumindo: a ideia do Darwinismo é a de seleção natural, sobrevivem os mais adaptados e deixam descendentes com as mesmas características. Diferente de Lamarck, que afirma que as características vêm do esforço físico.
Recomendo assistir umas videoaulas porque esse assunto é bem confuso e cai muito nas provas. mas depois que você entende a essência, você deslancha. :D

Última edição: ATP (Sex 29 Jun, 2018 23:44). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”