Evolução, Ecologia e Origem da Vida(UFU 2012) Ecologia/Dinâmica Populacional

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Endrio
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Dom 08 Out, 2017 22:57
Última visita: 03-09-21
Mar 2018 11 13:37

(UFU 2012) Ecologia/Dinâmica Populacional

Mensagem não lida por Endrio »

(UFU 2012) O Inhotim é o maior museu de arte contemporânea do mundo inserido em um jardim botânico. Como está localizado no município de Brumadinho, perto de Belo Horizonte (MG), os visitantes podem observar centenas de espécies vegetais nativas do bioma Cerrado, além de muitas plantas exóticas. Sobre espécies de vegetais nativas e exóticas, é correto afirmar que:

a) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo naturais de outros locais, são introduzidas em um dado bioma pela ação humana. No Brasil pode-se citar como exemplo de plantas exóticas, a bananeira e a cana-de-açúcar.

b) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê amarelo. São consideradas exóticas as espécies vegetais que, sendo nativas de outros locais, são introduzidas pela ação humana em um dado bioma. No Brasil, são exemplos de plantas exóticas as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.

c) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma, tendo sido plantadas pelo homem. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o eucalipto e a araucária. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia.

d) são nativas as espécies vegetais que povoam naturalmente um dado bioma ou que foram introduzidas pela ação humana. No caso do Cerrado, são exemplos de espécies vegetais nativas o pequizeiro e o ipê amarelo. No Brasil, são consideradas exóticas as espécies vegetais utilizadas comercialmente, como a rosa e a bromélia, as palmeiras australianas e as orquídeas africanas.

Não entendi muito bem essa questão, gostaria que alguém explicasse porque as outras respostas estão erradas. Obrigado.
Resposta

Gabarito: B




Avatar do usuário
June
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Ter 27 Mar, 2018 12:06
Última visita: 06-04-20
Mar 2018 29 16:17

Re: (UFU 2012) Ecologia/Dinâmica Populacional

Mensagem não lida por June »

Olá. A questão pede que,além de você explicar o que é uma planta nativa, também diga quais espécies são próprias do bioma do Cerrado e quais são oriundas de outro país( exóticas).

a) O conceito está correto, mas nem o eucalipto e as araucárias são nativas do Cerrado. O eucalipto vem de outro continente e as araucárias fazem parte de outro tipo de bioma brasileiro. A bananeira e a cana-de-açucar são da Ásia.
b) O conceito está certo, e o pequizeiro e o ipê amarelo são nativos do Cerrado. As palmeiras e orquídeas são estrangeiras.
c) Se são plantadas pelo homem, não são naturais.
d) Não tem essa de '' OU foram trazidas pela ação humana''. Para ser nativa tem que ser natural de lá.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”