Evolução, Ecologia e Origem da VidaUEPG - Relações ecológicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Mar 2018 03 09:32

UEPG - Relações ecológicas

Mensagem não lida por Liss15 »

Gente, poderiam me explicar um pouco mais o porquê da 16 ser falsa? As demais consegui resolver

O parasitismo é uma associação entre seres de espécies diferentes, na qual há benefício unilateral, pois um dos seres vivos, o parasita, abriga-se e alimenta-se à custa de outro, o hospedeiro. Parasitas e hospedeiros, ao longo de milhares de anos de evolução, desenvolveram importantes adaptações que lhes garantem maior eficiência: o parasita, para melhor se aproveitar sem matar o hospedeiro; este, para se proteger melhor da espoliação. A respeito dessa relação simbiótica, assinale o que for correto.


01– Essa capacidade adaptativa bilateral é tão importante que pode ocorrer até em curto período de tempo, quando um determinado parasita se torna resistente a uma nova defesa desenvolvida pelo hospedeiro. Esse é o caso dos vírus, como o da gripe, que se modificam e originam linhagens resistentes a anticorpos específicos produzidos pelos hospedeiros.

02 – Desde a infestação até o término do ciclo vital dos parasitas, em todas as fases, de larvas a adultos, as suas ações podem causar no corpo dos hospedeiros inúmeros efeitos prejudiciais, desde um simples incômodo, caso dos ectoparasitas, até problemas mais graves, que podem ser letais.

04 – Os parasitas podem provocar obstruções intestinais (lombrigas) e linfáticas (esquistossomo); perfurações na pele e em órgãos internos (filárias e ancilóstomo); ulcerações (leishmania); irritação de mucosas, prurido e coceira (lombriga e oxiúro); ação tóxica (plasmódio); espoliação com anemia (ancilóstomo); febres (bactérias e vírus); infecções locais ou generalizadas (fungos).

08 – As adaptações dos parasitas são de dois tipos: as reduções (simplificações de órgãos e até de sistemas inteiros) e as acentuações (maior desenvolvimento de determinadas estruturas). Muitos não têm órgãos locomotores e alguns não apresentam sistema digestório. Em compensação, durante a evolução eles desenvolveram aparelhos bucais de perfuração e sucção de sangue, além de ganchos e ventosas de fixação.

16 – Nenhum parasita ao longo de toda evolução observada consegue resistir às enzimas digestivas e ao ácido clorídrico do estômago dos hospedeiros.
Resposta

01 + 02 + 08 = 11.

Última edição: Liss15 (Sáb 03 Mar, 2018 09:46). Total de 1 vez.


"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Auto Excluído (ID:20137)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 03 11:25

Re: UEPG - Relações ecológicas

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20137) »

Já foi descoberto que o parasita causador de Doença de Chagas sobrevive ao ácido clorídrico. Fonte e texto:
"Marcos Boulos – Ninguém acreditava que ela pudesse acontecer. Achava-se que o ácido clorídrico do suco gástrico acabaria com o parasita. Não se sabe ainda exatamente o que acontece. Talvez, a replicação maior do Tripanosoma seja facilitada pela rapidez e pela quantidade com que é ingerido ou, como defendem alguns colegas, essas frutas muito doces sirvam-lhe de caldo de cultura. O provável é que ocorra uma invasão ativa diretamente no sangue e o parasita não passe pelo estômago onde o meio ácido poderia destruí-lo."
https://drauziovarella.com.br/entrevist ... -chagas-2/

É ÓBVIO que ninguém é obrigado saber isso no ensino médio, mas é possível responder pelo bom senso, pois como pode se afirmar que NENHUM parasita consegue resistir? Existe muitos e muitos parasitas. Questões com restrições- como exemplo, nunca, nenhum, sempre- 99,999999% das vezes estão erradas.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”