Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Evolução, Ecologia e Origem da VidaUEPG - Relações ecológicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: 14 Out 2017, 11:58
Última visita: 10-05-19
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 90 vezes
Mar 2018 03 09:32

UEPG - Relações ecológicas

Mensagem não lida por Liss15 »

Gente, poderiam me explicar um pouco mais o porquê da 16 ser falsa? As demais consegui resolver

O parasitismo é uma associação entre seres de espécies diferentes, na qual há benefício unilateral, pois um dos seres vivos, o parasita, abriga-se e alimenta-se à custa de outro, o hospedeiro. Parasitas e hospedeiros, ao longo de milhares de anos de evolução, desenvolveram importantes adaptações que lhes garantem maior eficiência: o parasita, para melhor se aproveitar sem matar o hospedeiro; este, para se proteger melhor da espoliação. A respeito dessa relação simbiótica, assinale o que for correto.


01– Essa capacidade adaptativa bilateral é tão importante que pode ocorrer até em curto período de tempo, quando um determinado parasita se torna resistente a uma nova defesa desenvolvida pelo hospedeiro. Esse é o caso dos vírus, como o da gripe, que se modificam e originam linhagens resistentes a anticorpos específicos produzidos pelos hospedeiros.

02 – Desde a infestação até o término do ciclo vital dos parasitas, em todas as fases, de larvas a adultos, as suas ações podem causar no corpo dos hospedeiros inúmeros efeitos prejudiciais, desde um simples incômodo, caso dos ectoparasitas, até problemas mais graves, que podem ser letais.

04 – Os parasitas podem provocar obstruções intestinais (lombrigas) e linfáticas (esquistossomo); perfurações na pele e em órgãos internos (filárias e ancilóstomo); ulcerações (leishmania); irritação de mucosas, prurido e coceira (lombriga e oxiúro); ação tóxica (plasmódio); espoliação com anemia (ancilóstomo); febres (bactérias e vírus); infecções locais ou generalizadas (fungos).

08 – As adaptações dos parasitas são de dois tipos: as reduções (simplificações de órgãos e até de sistemas inteiros) e as acentuações (maior desenvolvimento de determinadas estruturas). Muitos não têm órgãos locomotores e alguns não apresentam sistema digestório. Em compensação, durante a evolução eles desenvolveram aparelhos bucais de perfuração e sucção de sangue, além de ganchos e ventosas de fixação.

16 – Nenhum parasita ao longo de toda evolução observada consegue resistir às enzimas digestivas e ao ácido clorídrico do estômago dos hospedeiros.
Resposta

01 + 02 + 08 = 11.

Editado pela última vez por Liss15 em 03 Mar 2018, 09:46, em um total de 1 vez.
"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Auto Excluído (ID:20137)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mar 2018 03 11:25

Re: UEPG - Relações ecológicas

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20137) »

Já foi descoberto que o parasita causador de Doença de Chagas sobrevive ao ácido clorídrico. Fonte e texto:
"Marcos Boulos – Ninguém acreditava que ela pudesse acontecer. Achava-se que o ácido clorídrico do suco gástrico acabaria com o parasita. Não se sabe ainda exatamente o que acontece. Talvez, a replicação maior do Tripanosoma seja facilitada pela rapidez e pela quantidade com que é ingerido ou, como defendem alguns colegas, essas frutas muito doces sirvam-lhe de caldo de cultura. O provável é que ocorra uma invasão ativa diretamente no sangue e o parasita não passe pelo estômago onde o meio ácido poderia destruí-lo."
https://drauziovarella.com.br/entrevist ... -chagas-2/

É ÓBVIO que ninguém é obrigado saber isso no ensino médio, mas é possível responder pelo bom senso, pois como pode se afirmar que NENHUM parasita consegue resistir? Existe muitos e muitos parasitas. Questões com restrições- como exemplo, nunca, nenhum, sempre- 99,999999% das vezes estão erradas.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”