Evolução, Ecologia e Origem da VidaEcologia

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
douglaslmed
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb 11 Fev, 2017 11:30
Última visita: 05-09-17
Set 2017 05 11:34

Ecologia

Mensagem não lida por douglaslmed »

UNIFESP - Univ. Federal de São Paulo/2007

Biologia > Ecologia > Poluição > Atmosférica

Sobre a relação existente entre o buraco na camada de ozônio e o efeito estufa, é correto dizer:

a) quando aumenta o buraco na camada de ozônio, aumenta também a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa, pois os gases que comprometem a camada de ozônio também contribuem, ainda que em menor escala, com o aumento do efeito estufa.

b) se o efeito estufa aumenta, o buraco na camada de ozônio tende a diminuir, pois o CO2 que promove o efeito estufa também combina com os gases que destroem a camada de ozônio, combinação que resulta na chuva ácida.

c) quanto maior o buraco na camada de ozônio, menor será o índice de aquecimento global, pois, se por um lado o buraco permite a entrada de raios UV, por outro lado permite também a saída da radiação refletida da superfície do planeta e que contém calor.

d) o aumento do aquecimento global provoca o aumento do buraco na camada de ozônio, pois o CO2 concentrado na atmosfera também pode reagir com o ozônio, ainda que em menor escala, e resultar na impossibilidade de que mais moléculas sejam agregadas à camada de ozônio.

e) quanto menor o buraco na camada de ozônio, maior a capacidade de retenção de raios do Sol e, portanto, menor será a quantidade de radiação atingindo a superfície do planeta, o que diminui, portanto, a tendência de aquecimento global por causa do efeito estufa.
Resposta

GABARITO: A
Qual é o erro da alternativa E?

Última edição: caju (Ter 05 Set, 2017 13:34). Total de 1 vez.
Razão: Colocar spoiler na resposta.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 24 01:46

Re: Ecologia

Mensagem não lida por Sypru »

Há um erro de concordância na letra E, se é maior a capacidade de retenção de raios solares, entende-se que aumenta a quantidade de radiação atingindo a superfície do planeta, não o contrário.

A letra D está errada pois o dióxido de carbono não interage desse modo com a Camada de Ozônio e, além disso, ele não tem a capacidade de impossibilitar que, após reagir com o ozônio, mais moléculas sejam agregadas.

A letra C está errada pois não existe essa relação de "entrar raios e sair raios" na mesma proporção. O planeta reflete as irradiações, a Camada de Ozônio, que é um processo natural, é necessária para reter tais raios (e calor) no superfície.

A letra B está errada pois o CO2 não combina com gases que destroem a Camada de Ozônio e, além disso, a chuva ácida ocorre em aglomerações urbanas ~ mas não necessariamente atinge só elas ~ poluídas e que um alto nível de poluição do ar, o que faz com que, após a evaporação da água, as gotículas que subam fiquem contaminadas com o ambiente ácido e corrosivo.

Por fim, tem-se a resposta correta, letra A.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
VctMR
Elite
Mensagens: 181
Registrado em: Sex 11 Mai, 2018 21:54
Última visita: 23-08-21
Mar 2019 19 18:20

Re: Ecologia

Mensagem não lida por VctMR »

Continuo sem entender qual o erro da alternativa E :roll:



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mar 2019 19 19:17

Re: Ecologia

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, VctMR

Há um erro na alternativa e) ao afirmar que maior será a capacidade de retenção de raios do Sol. Quanto menor o buraco na camada de ozônio, maior será a capacidade de reflexão de raios do Sol, pois os raios solares não irão conseguir penetrar a atmosfera terrestre.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”