Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Evolução, Ecologia e Origem da VidaEvolução Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:18881)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2017 13 12:26

Evolução

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:18881) »

Sobre os conceitos básicos de evolução são feitas as seguintes afirmativas.
I. A forma do corpo de uma foca e do pinguim, que os adapta bem à natação, é exemplo de irradiação adaptativa.
II. Danças nupciais em peixes, canto de insetos e coaxar de sapos são exemplos de isolamento reprodutivo.
III. "O bicho-pau pode viver nas árvores pois se assemelha a um galho" é uma frase que apresenta uma concepção darwinista da evolução.
Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.


Na minha apostila, o gabarito pra essa questão consta como letra C. Como não concordei e achei que o gabarito estivesse errado, procurei a questão na internet. Em todos os sites encontrei como resposta a letra D. No entanto, vi uma questão semelhante, que tinha uma afirmativa idêntica a II dessa questão e, na resposta, ela era considerada correta. Socorro!

No meu entendimento, estão corretas II e III.
I. Falsa, pois não possuem a mesma origem embrionária/ancestral. Por viverem num ambiente similar, estão sujeitos a pressões seletivas similares e por isso a forma parecida dos corpos (exercendo uma mesma função, de natação), sendo um caso de convergência adaptativa.
II. Verdadeira, são exemplos de comportamentos/rituais de acasalamento, que representam um tipo de incompatibilidade de cruzamento entre espécies diferentes (isolamento reprodutivo pré-zigótico).
III. Verdadeira, se o bicho-pau não se parecesse com um galho e vivesse em árvores, não teria mais a vantagem da camuflagem e provavelmente seria facilmente visto pelos predadores. Com o passar do tempo, os predadores agiriam como uma forma de seleção natural, e essa espécie que não se assemelha a um galho se reduziria (ou até seria extinta). Essa é uma concepção darwinista, pois o bicho-pau que parece galho é mais bem adaptado ao ambiente das árvores e foi selecionado positivamente. Numa concepção lamarckista, o exposto seria algo do tipo "por viver nas árvores, o bicho-pau se assemelha a um galho".

Alguém pode comentar sobre? Concordam com algum dos gabaritos que encontrei para a questão? Concordam com o que expliquei do meu entendimento?

Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Jul 2017 13 20:55

Re: Evolução

Mensagem não lida por Brunoranery »

Na II seu raciocínio está errado, pois o isolamento reprodutivo ao qual a questão se refere é aquele que serve como fator de especiação: a mesma espécie sendo isolada reprodutivamente para formar outras espécies.

A III é meio esquisita. Em uma perspectiva Darwiniana, eu a reformularia para: O bicho-pau pode viver nas árvores pois o fator de seleção favoreceu a camuflagem. Eu jogaria para uma influência mais ambiental. Enfim, o gabarito mais plausível é a c.

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Jun 2017, 10:53
Última visita: 06-05-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 63 vezes
Jul 2017 14 00:00

Re: Evolução

Mensagem não lida por ivanginato23 »

Ja vi questões assim que enquadram como sendo isolamento reprodutivo. O próprio nome já diz Barreira pré zigótica. Nao há fecundação. Não há atração. Mas isso também é um comportamento individual, não quer dizer que vá haver um isolamento. Questão ruim! O candidato tem que adivinhar a o pensamento de quem a formulou.

Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”