Evolução, Ecologia e Origem da VidaEvolução Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:18881)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2017 13 12:26

Evolução

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:18881) »

Sobre os conceitos básicos de evolução são feitas as seguintes afirmativas.
I. A forma do corpo de uma foca e do pinguim, que os adapta bem à natação, é exemplo de irradiação adaptativa.
II. Danças nupciais em peixes, canto de insetos e coaxar de sapos são exemplos de isolamento reprodutivo.
III. "O bicho-pau pode viver nas árvores pois se assemelha a um galho" é uma frase que apresenta uma concepção darwinista da evolução.
Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.


Na minha apostila, o gabarito pra essa questão consta como letra C. Como não concordei e achei que o gabarito estivesse errado, procurei a questão na internet. Em todos os sites encontrei como resposta a letra D. No entanto, vi uma questão semelhante, que tinha uma afirmativa idêntica a II dessa questão e, na resposta, ela era considerada correta. Socorro!

No meu entendimento, estão corretas II e III.
I. Falsa, pois não possuem a mesma origem embrionária/ancestral. Por viverem num ambiente similar, estão sujeitos a pressões seletivas similares e por isso a forma parecida dos corpos (exercendo uma mesma função, de natação), sendo um caso de convergência adaptativa.
II. Verdadeira, são exemplos de comportamentos/rituais de acasalamento, que representam um tipo de incompatibilidade de cruzamento entre espécies diferentes (isolamento reprodutivo pré-zigótico).
III. Verdadeira, se o bicho-pau não se parecesse com um galho e vivesse em árvores, não teria mais a vantagem da camuflagem e provavelmente seria facilmente visto pelos predadores. Com o passar do tempo, os predadores agiriam como uma forma de seleção natural, e essa espécie que não se assemelha a um galho se reduziria (ou até seria extinta). Essa é uma concepção darwinista, pois o bicho-pau que parece galho é mais bem adaptado ao ambiente das árvores e foi selecionado positivamente. Numa concepção lamarckista, o exposto seria algo do tipo "por viver nas árvores, o bicho-pau se assemelha a um galho".

Alguém pode comentar sobre? Concordam com algum dos gabaritos que encontrei para a questão? Concordam com o que expliquei do meu entendimento?




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Jul 2017 13 20:55

Re: Evolução

Mensagem não lida por Brunoranery »

Na II seu raciocínio está errado, pois o isolamento reprodutivo ao qual a questão se refere é aquele que serve como fator de especiação: a mesma espécie sendo isolada reprodutivamente para formar outras espécies.

A III é meio esquisita. Em uma perspectiva Darwiniana, eu a reformularia para: O bicho-pau pode viver nas árvores pois o fator de seleção favoreceu a camuflagem. Eu jogaria para uma influência mais ambiental. Enfim, o gabarito mais plausível é a c.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: Ter 20 Jun, 2017 10:53
Última visita: 06-05-23
Jul 2017 14 00:00

Re: Evolução

Mensagem não lida por ivanginato23 »

Ja vi questões assim que enquadram como sendo isolamento reprodutivo. O próprio nome já diz Barreira pré zigótica. Nao há fecundação. Não há atração. Mas isso também é um comportamento individual, não quer dizer que vá haver um isolamento. Questão ruim! O candidato tem que adivinhar a o pensamento de quem a formulou.



Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”