Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Evolução, Ecologia e Origem da Vida(Fuvest - 2015) Filogenia

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:12031)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Dez 2014 05 07:42

(Fuvest - 2015) Filogenia

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:12031) »

Na árvore filogenética da questão a seguir, cujo gabarito é a alternativa B, implica-se que houve um ancestral comum tanto aos répteis, quanto às aves, quanto a todos os mamíferos (incluindo claramente os placentários e os marsupiais) que possuía ovo amniótico.
84.jpg
84.jpg (42.13 KiB) Exibido 2700 vezes
Minha dúvida é por que podemos dizer que os marsupiais e os placentários possuem ovo amniótico sendo estes últimos vivíparos. O correto não seria dizer que eles possuem bolsa/cavidade amniótica?

Editado pela última vez por Auto Excluído (ID:12031) em 05 Dez 2014, 07:42, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário

MicheleAlves
2 - Nerd
Mensagens: 189
Registrado em: 22 Ago 2013, 21:27
Última visita: 22-02-17
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 137 vezes
Dez 2014 05 12:35

Re: (Fuvest - 2015) Filogenia

Mensagem não lida por MicheleAlves »

Olá Sousóeu!

Bom, de fato marsupiais e placentários são animais que possuem bolsa/cavidade amniótica, assim como você falou, e não ovo amniótico.
Porém, em relação à questão, acho que você deveria pensar mais à nível de subfilo dos cordados, ou seja, nos cefalocordados (anfioxo) e nos vertebrados (peixes, anfíbios, répteis , aves e mamíferos), e não tão especificamente nos marsupiais e placentários, pois apesar do canguru e do cavalo estarem inseridos nessa classificação, eles estão ali exemplificando um grupo maior, no qual eles se encontram, que nesse caso seria o dos mamíferos, os quais possuem animais que tem ovo amniótico, como o ornitorrinco.
Da mesma forma você deveria pensar para o jacaré que está representando o grupo dos répteis, o urubu o grupo das aves e assim por diante.

Entendeu?!

Abraços,
Michele

Editado pela última vez por poti em 05 Dez 2014, 23:59, em um total de 1 vez.
Razão: Alterar Título
"If you don't stand for something, you'll fall for anything..."
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”