Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Evolução, Ecologia e Origem da VidaSISTEMA COC - Ciclo do nitrogênio

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
estudante420
Pleno
Mensagens: 50
Registrado em: 17 Mar 2021, 22:38
Última visita: 28-01-24
Mar 2023 29 19:32

SISTEMA COC - Ciclo do nitrogênio

Mensagem não lida por estudante420 »

Sobre o ciclo do nitrogênio, representado na figura, podemos afirmar que
a. a fixação (I) consiste na conversão de nitrogênio atmosféricos em compostos que podem ser absorvidos pelas raízes dos vegetais, como a amônia.
b. a nitrozação (II) consiste na conversão de amônia em nitrito, que, por sua vez é preferencialmente absorvido pelas plantas ou é convertido em nitrato.
c. a desnitrificação (III) é a conversão da amônia em nitrogênio atmosférico, única etapa do ciclo da qual não participam bactérias.
d. os vegetais só conseguirão absorver compostos orgânicos nitrogenados se possuírem bactérias, como a Rhizobium, formando nódulos em suas raízes.
e. os animais herbívoros conseguem mais nitrogênio ao se alimentarem das plantas, do que os carnívoros, ao se alimentarem dos herbívoros.
Resposta

a.

O gabarito diz ser a letra A, mas a amônia não seria um composto nitrogenado tóxico às plantas e que, por isso, não pode ser absorvido para a maioria das plantas? Penso que o gabarito possa estar errado, mas não encontrei essa questão na internet para vero gabarito na internet

Também fiquei com dúvida na alternativa B. O que está errado nela?

Agradeço também se alguém puder explicar as alternativas D e E.

Editado pela última vez por estudante420 em 29 Mar 2023, 19:33, em um total de 2 vezes.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”