Evolução, Ecologia e Origem da VidaImpactos Ambientais Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
pandinha0005
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: Ter 12 Abr, 2022 21:52
Última visita: 26-10-23
Jun 2022 24 21:39

Impactos Ambientais

Mensagem não lida por pandinha0005 »

A inversão térmica é um fenômeno percebido principalmente nos grandes centros urbanos durante o período do inverno, resultando em alterações no fluxo vertical das massas de ar quente e fria da atmosfera.
Tal fenômeno é considerado

a)natural, gerado pela presença de uma frente fria e úmida estagnada próxima ao solo sobre os centros urbanos.

b)antrópico, agravado pela emissão acentuada de poluentes atmosféricos, tais como o monóxido de carbono e os óxidos de nitrogênio.

c)natural, agravado pela concentração de poluentes atmosféricos próximos ao solo, tais como os óxidos de nitrogênio.

d)antrópico, intensificado pela emissão de gases estufa, tais como o dióxido de carbono, o metano e os óxidos de nitrogênio.

e)natural, intensificado pelo aquecimento e pelo resfriamento rápidos do solo urbano, respectivamente no início da manhã e da noite.
Resposta

C
Por que a E e a A estão erradas? Além disso, alguém poderia me explicar o motivo de ser a C, fazendo um favor, pois sempre achei que a inversão térmica intensificava a problemática dos gases poluentes, mas não que eles agravassem esse fenômeno.

Última edição: pandinha0005 (Sex 24 Jun, 2022 21:39). Total de 1 vez.



lmtosta
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Dom 05 Dez, 2021 12:02
Última visita: 12-06-23
Jun 2022 30 22:19

Re: Impactos Ambientais

Mensagem não lida por lmtosta »

pandinha0005,


Em dias normais de primavera, verão e outono, o solo aquece durante o dia, aquecendo também o ar imediatamente acima e este último, menos denso, tende a subir enquanto o ar frio, mais denso, tende a descer e aquecer junto ao solo!!!!!!!!

Assim, temos correntes de convecção de ar quente e ar frio, com este último descendo por ser mais denso e o ar quente subindo por ser menos denso!!!!!!!!

Esta é a rotina normal!!!!!!!!

Entretanto, no inverno, devido às baixas temperatura, o ar fica ainda mais denso e frio, de modo que o ar quente que se "forma" junto ao solo, passa a ter dificuldades para subir, passar por entre o ar frio e permitir que esse entre em contato com o solo do mesmo modo que ocorre nas outras estações!!!!!!!!!

Assim, diferente das outras estações, em que o ar frio desce (mais denso) e fica por baixo e o ar quente sobe (menos denso) e fica por cima, no inverno o ar quente próximo ao solo é parcialmente barrado de subir por causa do "pesado" e denso ar frio das baixas temperaturas, ficando em média, um tempo considerável abaixo do ar frio, havendo dificuldade da convecção dos ares e inversão das posições de ar frio e quente!!!!!!!!!

A isto dá-se o nome de Inversão Térmica!!!!!!!!!

É, de fato, um fenômeno natural, que é agravado pela presença de determinados poluentes, que contribuem ainda mais para que o ar frio próximo ao solo fique ainda mais denso, dificultando ainda mais para que o ar quente abaixo dele escape para camadas superiores da atmosfera, como seria de se esperar numa situação normal e corriqueira!!!!!!!!

Não pode ser a letra "A" porque somente a frente fria e a umidade do ar não bastam para explicar o fenômeno. É preciso que o calor "acumulado" do solo seja transmitido para a massa de ar imediatamente acima, gerando esse ar quente, para que o mesmo tente escapar para as partes superiores da atmosfera!!!!!!!!

Se, do contrário, você tiver frente fria e úmida, mas um solo igualmente frio e úmido, não haverá Inversão Térmica pois as massas de ar estarão em média com a mesma temperatura, não se fazendo a distinção entre ar quente e ar frio!!!!!!!!!

Não pode ser a letra "E", pois o problema seria intensificado de fato pelo aquecimento rápido do solo, mas não necessariamente pelo resfriamento rápido, até porque o asfalto conserva bem o calor e isto não seria um problema!!!!!!!!

Espero ter ajudado, mas se ainda resta entender, só escrever!!!!!!!!




Avatar do usuário
Autor do Tópico
pandinha0005
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: Ter 12 Abr, 2022 21:52
Última visita: 26-10-23
Jul 2022 06 09:57

Re: Impactos Ambientais

Mensagem não lida por pandinha0005 »

Muito obrigada!!!!!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”