Evolução, Ecologia e Origem da Vida(PSC-2013)Ciclo do Nitrogênio Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Polímero17
Veterano
Mensagens: 301
Registrado em: Sex 07 Dez, 2018 23:31
Última visita: 30-08-23
Nov 2019 18 03:49

(PSC-2013)Ciclo do Nitrogênio

Mensagem não lida por Polímero17 »

(PSC-2013) 35. Visto que há uma grande disponibilidade de nitrogênio na atmosfera (~ 70%) é CORRETO afirmar que:(justifique as incorretas e a correta)

a) Este elemento é crítico ou limitante para o crescimento das plantas.
b) Devido a sua elevada disponibilidade, este elemento não é limitante para o crescimento das plantas.
c) O N2 somente importa para as plantas do deserto, devido a sua habilidade de reter a umidade.
d) O N2 é necessário como material de reserva e 90% de sua absorção se dá pela superfície das folhas.
e) As chuvas exercem um papel fundamental na fixação do N2 às folhas das plantas.
Resposta

a)




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Nov 2019 18 09:38

Re: (PSC-2013)Ciclo do Nitrogênio

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Polímero17.

Deixarei abaixo algumas informações que tenho em um livro sobre a incorporação do nitrogênio. Dê uma lida e dps tente resolver a questão. Qlq dúvida você pode mandar aqui no tópico. :)

A fixação do nitrogênio é o processo em que ocorre a incorporação de átomos de nitrogênio do N2 atmosférico (gás nitrogênio ou nitrogênio molecular) em moléculas orgânicas. As plantas não possuem mecanismo bioquímicos para absover o nitrogênio ( N2) diretamente da atmosfera e, por isso, dependem de umas poucas espécies de bactéria, conhecidas genericamente como bactérias fixadoras de nitrogênio ou do processo de nitrificação, realizado por bactérias também presentes no solo.

Algumas bactérias de vida livre, entre elas as cianobactérias, fixam o nitrogênio da atmosfera. Outras bactérias fixadoras de nitrogênio, no entanto, vivem no interior de células de organismos eucarióticos. Esse é o caso das bactérias do gênero Rhizobium (rizóbios), que vivem associadas principalmente às plantas leguminosas (feijão, soja, ervilha etc.). Essas bactérias invadem as raízes de plantas jovens, instalando-se e reproduzindo- se no interior de suas células. As bactérias estimulam a multiplicação das células infectadas, o que leva à formação de tumores, denominados nódulos. Graças à associação com os rizóbios, as plantas leguminosas podem viver em solos pobres em compostos nitrogenados, nos quais outras plantas não se desenvolvem bem. Os rizóbios, por sua vez, também se beneficiam com a associação, pois utilizam como alimento substâncias orgânicas produzidas pela planta. Ao morrerem e se decomporem, as plantas leguminosas liberam, em forma de amônia, o nitrogênio de suas moléculas orgânicas, fertilizando o solo.

Nitrificação é o processo de formação de nitratos no solo que ocorre pela ação conjunta de dois grupos de bactérias quimiossintetizantes, conhecidas genericamente como bactérias nitrificantes. As primeiras bactérias a atuar na nitrificação pertencem ao gênero Nitrossomonas. Elas realizam a oxidação da amônia (NH3), processo em que essa substância se combina com moléculas de gás oxigênio (O2), produzindo o ânion nitrito (NO2 ). Essa reação libera energia, utilizada pela bactéria em seu metabolismo. O nitrito é tóxico para as plantas, mas raramente se acumula no solo por muito tempo, pois é rapidamente oxidado por bactérias do gênero Nitrobacter, que o transformam em nitratos (NO3). Essa reação também libera energia, utilizada pelas bactérias em seu metabolismo. O nitrato é facilmente assimilado pelas plantas. O nitrogênio (N) que o compõe passa a fazer parte de moléculas orgânicas vegetais, principalmente proteínas e ácidos nucleicos. Quando as plantas são comidas por herbívoros, as substâncias orgânicas nitrogenadas são utilizadas para a constituição das moléculas animais. O mesmo ocorre nos níveis tróficos superiores das cadeias alimentares.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”