Evolução, Ecologia e Origem da VidaEutrofização Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
hocs
Pleno
Mensagens: 87
Registrado em: Sex 29 Mar, 2019 17:24
Última visita: 16-02-24
Abr 2019 13 15:46

Eutrofização

Mensagem não lida por hocs »

Faceres 2017/2- “Há um crescimento preocupante da zona morta do Golfo do México, onde a vida marinha não sobrevive. Nestas regiões, o nível de oxigênio na água é tão baixo que a vida marinha se torna inviável. São as chamadas ‘zonas mortas’, onde as espécies só têm duas alternativas: a migração ou a morte”.

(Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/geral40824337. Acesso em 08 de agosto de 2017)



Levando em consideração o texto lido, pode-se afirmar que:



I. Os nutrientes de fertilizantes podem ser levados pela correnteza dos rios e estimulam o crescimento de algas e plâncton, que, ao se decomporem, consomem oxigênio.

II. Nestas regiões, pode ocorrer o aumento nos níveis de nitrogênio e fósforo na água devido à decomposição de algas e plâncton.

III. O aumento de substâncias tóxicas não biodegradáveis nestas regiões, juntamente com o aumento das populações de predadores, podem fazer com que essas substâncias se acumulem ao longo da cadeia alimentar, processo chamado de bioacumulação.

IV. O aumento dessas regiões pode fazer com que o preço de espécies de importância econômica aumente devido à sua escassez, afetando não só a economia local, mas o mercado de frutos do mar.
Resposta

d) I, II, IV
São verdadeiras apenas as afirmações:
a) II, III
B) II, III
c) II, IV
d) I, II, IV
e) I, III, IV


Minha dúvida é em razão da alternativa II- Nestas regiões, pode ocorrer o aumento nos níveis de nitrogênio e fósforo na água devido à decomposição de algas e plâncton. Os níveis de nitrogênio e fosforo aumentam com a decomposição das algas? Não são esses nutrientes os responsáveis pela proliferação das algas.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 13 19:14

Re: Eutrofização

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Oi, hocs. É mais uma questão de interpretação mesmo. No enunciado:
Há um crescimento preocupante da zona morta do Golfo do México, onde a vida marinha não sobrevive. Nestas regiões, o nível de oxigênio na água é tão baixo que a vida marinha se torna inviável. São as chamadas ‘zonas mortas’, onde as espécies só têm duas alternativas: a migração ou a morte”.
Há nitrogênio e fósforo, por exemplo, no material genético das algas, logo, como as algas não sobrevivem nessas regiões, a decomposição pode levar ao aumento dos níveis dessas substâncias. Entende?



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder

Voltar para “Evolução, Ecologia e Origem da Vida”