Genética, Citologia e BioquímicaHeredrogramas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Princesa
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Dom 04 Jul, 2021 05:32
Última visita: 07-08-22
Nov 2021 23 16:48

Heredrogramas

Mensagem não lida por Princesa »

Resposta

gabarito D
Olá, boa tarde, alguém poderia,por gentileza, me explicar como a alternativa correta é D ? Em se tratando da situação em que a alteração é dominante, eu entendi que a D pode ser; mas, para o caso recessivo e sendo uma alteração ligada ao cromossomo X, não seria necessário que fosse uma mulher com os dois X alterados para que se manifestasse no fenotipo?
Anexos
Questão Fuvest 2017
Questão Fuvest 2017
Screenshot_20211123-163838_Word.jpg (22.49 KiB) Exibido 557 vezes




Augustus
2 - Nerd
Mensagens: 180
Registrado em: Seg 10 Jun, 2019 23:50
Última visita: 02-01-22
Nov 2021 23 21:31

Re: Heredrogramas

Mensagem não lida por Augustus »

Sobre a alternativa D: primeiro, nós descobrimos que se trata de uma característica recessiva. Como fazemos isso? supondo que tanto o homem (pai) quanto a mulher (mãe) são homozigotos recessivos. Com isso, seria impossível que um dos seus filhos(as) tivesse um fenótipo diferente dos pais, já que eles(as) também seriam homozigotos recessivos. Logo, os pais são heterozigotos e o(a) filho(a), que tem o fenótipo diferente, é homozigoto recessivo. O problema é que isso supõe que seja uma característica autossômica, mas a gente pode resolver isso supondo que, apesar de ser uma característica recessiva, trata-se de uma anomalia ligada ao sexo.

Se a mulher tivesse os dois cromossomos X com os genes dominantes, nenhum filho homem estaria doente. Se a mulher tivesse os dois cromossomos X com os genes recessivos, além dela também estar doente, todos os filhos homens também estariam doentes.

Não sei se entendi sua pergunta e nem se fui claro, mas espero que sim!




Responder

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”