Genética, Citologia e BioquímicaEnem ppl 2020 Genética-Gene Letal

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MMedicina
sênior
Mensagens: 21
Registrado em: Sex 11 Jun, 2021 23:01
Última visita: 26-11-21
Out 2021 30 06:24

Enem ppl 2020 Genética-Gene Letal

Mensagem não lida por MMedicina »

Em um grupo de roedores, a presença de um gene dominante (A) determina indivíduos com pelagem na cor amarela. Entretanto, em homozigose é letal, ou seja, provoca a morte dos indivíduos no útero. Já o alelo recessivo (a) não é letal e determina a presença de pelos pretos. Com base nessas informações, considere o heredograma:
Qual é a probabilidade de, na próxima ninhada do casal de roedores que está representado na figura pelos números 7 e 8, nascer uma fêmea de pelagem amarela (representada pelo número 11)?
Screenshot_1.png
Resposta

Gabarito B
Screenshot_2.png
Alguém poderia me explicar o que a de errado no meu raciocínio? fiz o cruzamento e tal, exclui a possibilidade dela morrer, só que como era mostrado que ela não era preta, eu exclui a possibilidade dela ser homozigótica recessiva e deu 1 e multipliquei por 1/2,cheguei na C.




Avatar do usuário
careca
3 - Destaque
Mensagens: 634
Registrado em: Sex 28 Fev, 2020 12:34
Última visita: 10-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Out 2021 30 08:42

Re: Enem ppl 2020 Genética-Gene Letal

Mensagem não lida por careca »

Poste a figura, por favor. MMedicina



Por que você quer tanto isso? - Porque disseram que eu não conseguiria - Homens de Honra

Avatar do usuário
matheuscrj16
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: Qui 24 Jul, 2014 22:03
Última visita: 25-11-21
Nov 2021 25 22:13

Re: Enem ppl 2020 Genética-Gene Letal

Mensagem não lida por matheuscrj16 »

O erro foi de interpretação do enunciado. Vc olhou a figura e admitiu que a a fêmea já não podia ser preta, correto? Acontece que o comando disse: "Qual é a probabilidade de, na próxima ninhada do casal". Ele não se referiu àquela fêmea já nascida. Logo, a probabilidade de ser amarelo seria de 2/3. Admitindo ainda a probabilidade de ser fêmea 1/2, a resposta é: 2/3 * 1/2 = 1/3
Você estaria correto se a pergunta fosse algo do tipo: "Qual a probabilidade deste indivíduo ser uma fêmea, sabendo-se que ele não porta a doença?"
Até pq, veja, se for pra vc interpretar o filho já nascido que está no gráfico, então a resposta seria 100%, pq ele já é fêmea e já é amarelo. Abraços!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”