Genética, Citologia e BioquímicaDivisão celular Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ahyesterday
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb 08 Jul, 2017 15:00
Última visita: 22-01-21
Jan 2021 13 22:41

Divisão celular

Mensagem não lida por ahyesterday »

Como posso diferenciar a anáfase da meiose II da anáfase da mitose? Eu li que é para ver a quantidade de cromossomos que migra para cada polo da célula, mas não entendi a lógica. Por exemplo, na questão da Vunesp:

A figura representa uma anáfase de uma célula diplóide animal. Essa célula está em mitose ou em meiose? Justifique, informando o número diplóide de cromossomos em uma célula somática desse animal.
download.jpg
download.jpg (7.9 KiB) Exibido 2179 vezes
Como eu poderia diferenciar?




Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Jan 2021 14 11:07

Re: Divisão celular

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Fala yesterday, tudo bom?
então, essa lógica de ver a quantidade de cromossomos que migram para os polos é válida sim, mas nesse caso se fala de cromátides (a metade do cromossomo); a sacada é que na mitose, como um cromossomo gera outros dois, a progressão vai ser sempre um numero par. Nesse exercício, por exemplo, nós temos 3 cromátides migrando pra cada lado, o que antes de dividir se caracterizavam como 3 cromossomos. Levando em conta o comecin de tudo isso aí, é importante notar que é impossível esses 3 cromossomos surgirem pela mitose, uma vez que um único cromossomo forma 2 outros e 3 formariam seis, sendo inviável a formação de 3 (uma vez que vc teria que ter um cromossomo e meio realizando mitose - o que só deve ter em chernobyl kkk).
Portanto, trata-se da anáfase da meiose 2, de uma célula somática com 6 cromossomos.

Acho que é isso (talvez tenha falado alguma besteira, pq faz um tempinho que não estudo essas relaçoes rsrs),
qualquer dúvida só falar :D



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ahyesterday
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: Sáb 08 Jul, 2017 15:00
Última visita: 22-01-21
Jan 2021 15 17:24

Re: Divisão celular

Mensagem não lida por ahyesterday »

CogitoErgoGre escreveu:
Qui 14 Jan, 2021 11:07
Fala yesterday, tudo bom?
então, essa lógica de ver a quantidade de cromossomos que migram para os polos é válida sim, mas nesse caso se fala de cromátides (a metade do cromossomo); a sacada é que na mitose, como um cromossomo gera outros dois, a progressão vai ser sempre um numero par. Nesse exercício, por exemplo, nós temos 3 cromátides migrando pra cada lado, o que antes de dividir se caracterizavam como 3 cromossomos. Levando em conta o comecin de tudo isso aí, é importante notar que é impossível esses 3 cromossomos surgirem pela mitose, uma vez que um único cromossomo forma 2 outros e 3 formariam seis, sendo inviável a formação de 3 (uma vez que vc teria que ter um cromossomo e meio realizando mitose - o que só deve ter em chernobyl kkk).
Portanto, trata-se da anáfase da meiose 2, de uma célula somática com 6 cromossomos.

Acho que é isso (talvez tenha falado alguma besteira, pq faz um tempinho que não estudo essas relaçoes rsrs),
qualquer dúvida só falar :D
Caramba, obrigada de verdade pela explicação. Ajudou muito, li em vários lugares e não tinha entendido :)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”