Genética, Citologia e Bioquímica(EBMSP Medicina 2015/1) - Biologia Molecular. Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
onilecra
Avançado
Mensagens: 127
Registrado em: Sex 17 Jul, 2020 21:28
Última visita: 07-11-20
Out 2020 04 12:15

(EBMSP Medicina 2015/1) - Biologia Molecular.

Mensagem não lida por onilecra »

O câncer de colo do útero é a segunda causa de câncer mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo precedido por lesões precursoras denominadas neoplasias intraepiteliais cervicais, NIC, de grau 1, 2 e 3. A relação entre o papilomavírus humano, HPV, e o câncer de colo uterino já está bem estabelecida. O ciclo de vida do HPV assim como seu mecanismo de ação sobre o ciclo celular da célula hospedeira causam a transformação neoplásica e a progressão das lesões precursoras para o câncer de colo uterino. Tal transformação está associada, principalmente, à expressão de dois genes do HPV: o E6 e o E7, cujos produtos interferem no controle do ciclo celular.

Considerando-se essas informações e os conhecimentos sobre câncer e vírus, é correto afirmar:

a) As substâncias utilizadas em tratamentos de quimioterapia atuam no ciclo celular das células tumorais, reduzindo a ocorrência de meioses.
b) Paciente em tratamento contra câncer utiliza quimioterápico que age impedindo a formação dos microtúbulos o que leva à interrupção da divisão celular, porque a condensação dos cromossomos fica comprometida.
c) Retrovírus, como o HPV, se multiplicam inserindo a molécula de DNA, que estava no seu capsídeo, no genoma da célula hospedeira.
d) A prevenção contra o HPV se restringe ao uso de preservativos.
e) A enzima transcriptase reversa possibilita a síntese de DNA a partir da molécula de RNA nos vírus que apresentam RNA como material genético.
Resposta

e) A enzima transcriptase reversa possibilita a síntese de DNA a partir da molécula de RNA nos vírus que apresentam RNA como material genético.




Avatar do usuário
oilut
3 - Destaque
Mensagens: 350
Registrado em: Dom 30 Jun, 2019 12:44
Última visita: 18-04-24
Out 2020 04 13:19

Re: (EBMSP Medicina 2015/1) - Biologia Molecular.

Mensagem não lida por oilut »

onilecra, muito atenção nesse tipo de questão ! Se houver a possibilidade, inscreva-se no meu canal do YT: https://www.youtube.com/channel/UCx4BcY ... eqlqW24n4w

O tratamento do câncer envolver o uso de moléculas que atuam reduzindo a ocorrência de mitoses nas células tumorais. Alguns fármacos atuam na formação dos microtúbulos, impedindo a formação do fuso horário mitótico e a migração dos cromossomos da célula. Retrovírus, como o HPV, são envelopados e invadem a célula a célula hospedeira pela fusão do seu envelope à membrana e ó conseguem reproduzir seu genoma graças à membrana presença da enzima transcriptase reversa, que sintetiza uma molécula de DNA a partir do RNA viral. Para sua prevenção é importante o uso de de preservativos e a vacinação, além da realização de exames regulares.

Fonte: Editora Bernoulli e Poliedro.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”