Genética, Citologia e Bioquímica(UEPG - 2018.2) Tipo de Meiose Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Set 2020 11 10:47

(UEPG - 2018.2) Tipo de Meiose

Mensagem não lida por eivitordias »

A perpetuação da vida no planeta deve-se à capacidade dos seres vivos de produzir descendentes. Sobre os tipos de reprodução e ciclos de vida dos organismos, assinale o que for correto.

01) As samambaias apresentam ciclo de vida haplobionte, com alternância de gerações "n" (esporos) e "2n" (gametófitos). Os esporângios sofrem mitoses sucessivas e liberam os esporos, os quais originam os gametófitos.
02) A reprodução sexuada envolve a fusão e mistura de material genético de duas células, os gametas, originando descendentes que apresentam combinações das características dos pais.
04) Os animais apresentam ciclo de vida haplobionte diplonte. Um novo indivíduo surge pela fusão de gametas (células haploides), com formação do zigoto diploide. A divisão do zigoto por mitoses sucessivas leva à formação de um indivíduo adulto diploide. Na maturidade, os gametas serão originados por meiose.
08) A divisão binária (ou cissiparidade) é um tipo de reprodução sexuada que acontece em organismos unicelulares e consiste na troca de material genético entre 2 organismos, originando células geneticamente idênticas.
16) Nos ciclos haplobiontes, há apenas 1 tipo de organismo quanto à ploidia: o ciclo pode ser diplonte (organismo diploide) ou haplonte (organismo haploide). Nos ciclos diplobiontes há a alternância entre organismos haploides e diploides.
Resposta

02+04+16
Dúvida: Alguém, por favor, poderia me explicar o item 16?



"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Set 2020 29 17:13

Re: (UEPG - 2018.2) Tipo de Meiose

Mensagem não lida por carlosaugusto »

Olá, eivitordias,

quando falamos que o indivíduo é haplobionte, significa que ele apresenta um número fixo de cromossomos, isto é, sem alternância de geração/apenas um tipo de organismo quanto a ploidia (= nº de cromossomos), como diz a alternativa. Sendo que o ciclo haplobionte pode ser categorizado em haplonte (quando o organismo é haploide) e diplonte (quando o organismo é diploide).

Por exemplo, nós, seres humanos, somos haplobiontes diplontes: a espécie possui apenas um organismo e esse é diploide, no caso, 2n = 46.

Já no ciclo diplobionte é marcado por alternância de geração: nas briófitas o gametófito = haploide e duradouro; esporófito = diploide e passageiro; ou seja, os indivíduos variam em relação a ploidia/apresenta mais de um indivíduo.

Com essa explicação, tente analisar novamente a alternativa e veja se deu uma clareada... Qualquer coisa, volte a comentar no tópico, certo? Esses termos são realmente chatos. Bons estudos.

Última edição: carlosaugusto (Ter 29 Set, 2020 17:18). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Set 2020 29 18:40

Re: (UEPG - 2018.2) Tipo de Meiose

Mensagem não lida por eivitordias »

Excelente explicação carlosaugusto!
Mas ainda tenho uma dúvida: no caso da alternância de gerações, o ciclo não seria denominado "haplodiplobionte"?
eivitordias escreveu:
Sex 11 Set, 2020 10:47
Nos ciclos diplobiontes há a alternância entre organismos haploides e diploides.
Foi justamente esse fato que fez com que eu julgasse o item falso..

Além disso, acredito que a dificuldade da questão está nos termos, por exemplo: o ciclo dos humanos eu havia aprendido como "diplobionte", diferentemente da questão..

Não sei se o equívoco está na maneira como aprendi ou se realmente há um maior número de denominações para esses ciclos.. :?


"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Set 2020 29 18:48

Re: (UEPG - 2018.2) Tipo de Meiose

Mensagem não lida por carlosaugusto »

eivitordias, tenho quase certeza que haplodiplobionte é a mesma coisa que diplobionte, isso deve ser alguma mudança daqueles termos mais antigos para os mais modernos, algo assim.

O jeito que aprendi foi por dois ciclos: haplobionte e diplobionte. Sendo que o haplobionte divide-se em haplonte e diplonte.



Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Set 2020 29 18:50

Re: (UEPG - 2018.2) Tipo de Meiose

Mensagem não lida por carlosaugusto »

eivitordias econtrei esses links, da uma olhada: link 1 e link 2.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
eivitordias
3 - Destaque
Mensagens: 758
Registrado em: Sáb 11 Jul, 2020 16:35
Última visita: 14-01-24
Set 2020 29 18:58

Re: (UEPG - 2018.2) Tipo de Meiose

Mensagem não lida por eivitordias »

Realmente, acho que não há um consenso entre os autores sobre as denominações!
No Guia do Estudante, por exemplo, eles usam os nomes que aprendi.
Mas de qualquer forma vou atualizar meu resumo sobre a matéria, independente de como irá cair é bom saber as duas formas.. hehe.
Valeu :D


"Quem não quer frustração já é, de fato, um perdedor."
Paulo Muzy

Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Set 2020 29 19:01

Re: (UEPG - 2018.2) Tipo de Meiose

Mensagem não lida por carlosaugusto »

eivitordias, exatamente. Outra parada legal também é prestar atenção nas bancas que você for prestar, e ver quais conceitos/autores eles consideram na hora de elaborar as questões (pelo edital é bem tranquilo de descobrir isso).

Última edição: carlosaugusto (Ter 29 Set, 2020 19:02). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”