Genética, Citologia e Bioquímica(ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Min
Junior
Mensagens: 15
Registrado em: Sex 27 Mar, 2020 12:33
Última visita: 01-06-21
Set 2020 09 15:41

(ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal

Mensagem não lida por Min »

As figuras A e B mostram um tecido vegetal observado sob microscópio, evidenciando o fenômeno da plasmólise de uma célula vegetal, quando em contato com um meio externo de diferente concentração.
81e46c2711b03cc07f177f1ae67cb6c5.png
81e46c2711b03cc07f177f1ae67cb6c5.png (186.4 KiB) Exibido 4941 vezes
Considerando que as figuras A e B mostram duas situações de um mesmo experimento, pode-se afirmar que as células da figura

A) A estão em contato com um meio externo mais concentrado, sofrendo aumento de volume.
B) A e B foram colocadas em meio isotônico, não sofrendo mudança de volume.
C) B foram colocadas em meio externo hipertônico, apresentando diminuição de volume.
D) B foram colocadas em contato com meio externo menos concentrado, apresentando aumento de volume dos vacúolos.
E) A foram mergulhadas em meio externo menos concentrado, apresentando seus cloroplastos espalhados no citoplasma.
Resposta

C
No meu ponto de vista, me parece que na imagem B o tecido vegetal apresenta mais volume do que A, então, por que a C está correta ?

Última edição: MateusQqMD (Ter 29 Set, 2020 08:54). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2020 29 21:06

Re: (ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Min.

Também marcaria o mesmo item que você.. 😢😢

Fui pesquisar a questão. Encontrei que essas imagens fazem parte de uma experiência de laboratório para observar a osmose em célula vegetal ao microscópio óptico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ ... sequence=5

Segundo o link acima, figura A representa simplesmente as células observadas ao microscópio. As pequenas estruturas (verdes) visualizadas são os cloroplastos. A distribuição em "faixas" dos cloroplastos, e não uniformemente por toda a célula, deve-se ao fato de o maior espaço do hialoplasma ser ocupado pelo vacúolo, daí esse tipo de distribuição.

A figura B representa a célula em meio hipertônico em relação ao citoplasma, de sorte que ocorre a saída de água (plasmólise da célula). O que permite constatar isso é o experimento a concentração dos cloroplastos na região central da célula devido à saída de água.

As imagens coloridas são as seguintes:
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal.png
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal.png (231.66 KiB) Exibido 4888 vezes
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal (2).png
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal (2).png (229.35 KiB) Exibido 4888 vezes
Referências:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ ... sequence=5



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2020 29 21:07

Re: (ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Espero que te ajude!! 😀


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Min
Junior
Mensagens: 15
Registrado em: Sex 27 Mar, 2020 12:33
Última visita: 01-06-21
Set 2020 30 17:48

Re: (ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal

Mensagem não lida por Min »

MateusQqMD escreveu:
Ter 29 Set, 2020 21:06
Olá, Min.

Também marcaria o mesmo item que você.. 😢😢

Fui pesquisar a questão. Encontrei que essas imagens fazem parte de uma experiência de laboratório para observar a osmose em célula vegetal ao microscópio óptico: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ ... sequence=5

Segundo o link acima, figura A representa simplesmente as células observadas ao microscópio. As pequenas estruturas (verdes) visualizadas são os cloroplastos. A distribuição em "faixas" dos cloroplastos, e não uniformemente por toda a célula, deve-se ao fato de o maior espaço do hialoplasma ser ocupado pelo vacúolo, daí esse tipo de distribuição.

A figura B representa a célula em meio hipertônico em relação ao citoplasma, de sorte que ocorre a saída de água (plasmólise da célula). O que permite constatar isso é o experimento a concentração dos cloroplastos na região central da célula devido à saída de água.

As imagens coloridas são as seguintes:
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal.png
(ENEM 2014 - 3ª Aplicação) Osmose em Célula vegetal (2).png
Referências:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ ... sequence=5
MUITO OBRIGADA :D:D:D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”