Genética, Citologia e BioquímicaGenética Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Madu1
Guru
Mensagens: 474
Registrado em: Seg 14 Jan, 2019 12:58
Última visita: 09-01-22
Jun 2020 17 20:31

Genética

Mensagem não lida por Madu1 »

Os termos a seguir fazem parte da nomenclatura genética básica. Assinale as alternativas que trazem o significado correto de cada um desses termos:

01) GENE é sinônimo de molécula de DNA.


02) GENÓTIPO é a constituição genética de um indivíduo.


04) DOMINANTE é um dos membros de um par de alelos que se manifesta inibindo a expressão do outro.


08) FENÓTIPO é a expressão do gene em determinado ambiente.


16) GENOMA é o conjunto de todos os alelos de um indivíduo.
Resposta

2+4+8

Por que a 4 está correta? Vi em uma aula que ambos codificam proteínas, mas somente o dominante tem suas características perceptíveis. Dessa forma, os genes não se inibem e nem reagem entre si.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2020 18 13:33

Re: Genética

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Madu1, penso que esse gabarito esteja com falha.

01) Errado.

Genes é um segmentos de moléculas de DNA capaz de realizar a produção de algo útil ao organismo (proteína, RNAm, RNAt, ..).

02) Certo.

O termo genótipo refere-se à constituição genética do indivíduo, ou seja, aos tipos de alelos que ele possui.

04) Errado.

O termo dominante não se refere a ação inibidora de um alelo sobre outro, inclusive essa interpretação é equivocada. As relações entre os alelos de um gene são decorrentes do modo como seus produtos afetam o funcionamento celular. Na maioria dos casos, os alelos recessivos têm sua sequência de bases nitrogenadas alterada e não se expressam corretamente, assim, não ocorre a formação de determinado produto gênico.

viewtopic.php?p=228627#p228627

08) Certo.

16) Errado.

Genoma é o conjunto de toda a informação genética de um organismo (não apenas alelos).



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”