Genética, Citologia e Bioquímica(UnB) Genética Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Jun 2020 10 19:29

(UnB) Genética

Mensagem não lida por andrezza »

Considere uma população hipotética de 15 homens e 10 mulheres, em que 6 desses homens e 4 das mulheres possuem a doença osteogênese imperfeita e que os demais não apresentam, sendo homozigotos para o gene que a determina. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, considerando ainda que, na referida população, qualquer um dos homens pode ter filhos com qualquer uma das mulheres.
1- Escolhendo-se aleatoriamente um homem e uma mulher nessa população, a probabilidade de ambos possuírem osteogênese imperfeita é superior a 0,2.
2- A probabilidade de uma criança gerada por indivíduos dessa população ser heterozigota para o gene da osteogênse imperfeita mas não apresentar essa doença é inferior a 0,45.
Resposta

E E




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2020 11 01:18

Re: (UnB) Genética

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, novamente, andrezza.

1- A probabilidade de ambos possuírem osteogênese imperfeita é [tex3]\frac{6}{15}[/tex3] (probabilidade do homem ser afetado) vezes [tex3]\frac{4}{10}[/tex3]

2- Há duas possibilidades para a criança ser heterozigota: pai afetado e mãe 'normal' ou pai 'normal' e mãe afetada, daí a probabilidade procurada é [tex3]\frac{6}{15} \times \frac{6}{10} + \frac{9}{15} \times \frac{4}{10} = 0,48.[/tex3]



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”