Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Genética, Citologia e BioquímicaCitologia Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mar 2020 23 16:16

Citologia

Mensagem não lida por joãofw »

A figura apresenta os esquemas de duas células.


Porém, o ilustrador cometeu um engano ao identificar as estruturas celulares. É correto afirmar que

a.II é uma célula vegetal e o engano está na identificação do complexo golgiense nesta célula, uma vez que este ocorre em células animais, mas não em células vegetais.
b.II é uma célula animal e o engano está na identificação do vacúolo em ambas as células, além de este ser característico de células vegetais, mas não de células animais.
c.II é uma célula animal e o engano está na identificação dos centríolos nesta célula, uma vez que estes são característico de células vegetais, mas não de células animais.
d.I é uma célula animal e o engano está na identificação das mitocôndrias em ambas as células, além de estas ocorrerem em células animais, mas não em células vegetais.
e.I é uma célula vegetal e o engano está na identificação da membrana plasmática nesta célula, uma vez que esta ocorre em células animais, mas não em células vegetais.
Resposta

b
Nesta questão, eu marcaria que todas estão incorretas. Até mesmo o gabarito, pois o vacúolo é uma organela presente, também, em algumas células animais. Haja vista, que o vacúolo da célula animal é menor. Enquanto da célula vegetal é maior. Estou certo?
Anexos
Cel.png
Cel.png (87.6 KiB) Exibido 1519 vezes

Avatar do usuário

Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: 15 Fev 2019, 21:59
Última visita: 28-11-21
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 968 vezes
Mar 2020 23 17:26

Re: Citologia

Mensagem não lida por Planck »

Olá, joãofw.
joãofw escreveu: 23 Mar 2020, 16:16 Nesta questão, eu marcaria que todas estão incorretas. Até mesmo o gabarito, pois o vacúolo é uma organela presente, também, em algumas células animais. Haja vista, que o vacúolo da célula animal é menor. Enquanto da célula vegetal é maior. Estou certo?

Eu concordo com a sua observação, células animais também possuem vacúolo. Um exemplo claro, são células que armazenam lipídios, os adipócitos. O engano, na verdade, encontra-se na identificação do item 6, que é o núcleo protegido pela carioteca. A questão possui gabarito somente com essa abordagem.

Avatar do usuário

Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: 31 Jan 2020, 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Agradeceu: 36 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Mar 2020 24 07:59

Re: Citologia

Mensagem não lida por joãofw »

Magnífico, muito obrigado!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”