Genética, Citologia e BioquímicaHeredograma Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Alinee
Pleno
Mensagens: 51
Registrado em: Sáb 23 Mar, 2019 23:22
Última visita: 29-07-20
Fev 2020 24 13:14

Heredograma

Mensagem não lida por Alinee »

Os indivíduos 1, 2, 3, 6 e 7 são portadores de polidactilia (presença de seis ou mais dedos nas mãos e nos pés), enquanto que os indivíduos 4, 5 e 8 não são portadores de polidactilia.

Sabendo-se que a característica analisada pela genealogia é condicionada por um par de alelos autossômicos, pode-se concluir que a probabilidade do indivíduo 9 nascer do sexo masculino e com ausência de polidactilia é de
a) 1/4
b) 1/6
c) 1/8
d) 1/12
e) 3/8
Resposta

letra d
Anexos
ausencia de polidactilia portadores de polidactilia.jpg
ausencia de polidactilia portadores de polidactilia.jpg (19.67 KiB) Exibido 6251 vezes




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Fev 2020 26 16:31

Re: Heredograma

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Alinee.

Em primeiro lugar é preciso determinar os genótipos dos indivíduos 6 e 7 aos quais se refere o problema. O homem 6 é afetado e, portanto, seu genótipo é P_ (lembre-se que a polidactilia é dominante, mas é possível observar isso a partir do cruzamento de 1 e 2). Já o genótipo da mulher 7 é Pp, pois ela é filha de pai afetado (P_) e mãe normal (pp).

Para que o indivíduo 9 nasça com ausência de polidactilia, é preciso que o seu genótipo seja pp e o de seu pai seja Pp. A probabilidade de seu pai possuir esse genótipo é 2/3 (faça o quadro de Punnett para analisar essa probabilidade). Caso seu pai seja Pp, a probabilidade dele doar o alelo recessivo é 1/2, assim como a de sua mãe. Por fim, a probabilidade do filho ser do sexo masculino é 1/2.

A resposta é [tex3]\frac{2}{3} \times \frac{1}{2} \times \frac{1}{2} \times \frac{1}{2} = \frac{1}{12}.[/tex3]



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”