Página 1 de 1

Genética

Enviado: Ter 10 Dez, 2019 22:34
por elxaggy
Não entendi como resolver essa questão


Em animais e plantas hermafroditas pode ocorrer a autofecundação. Ela gera descendentes menos vigorosos e produtivos e impede a variabilidade genética que, em longo prazo, pode levar ao declínio da espécie.

O processo reprodutivo de certos hermafroditas apresentam dispositivos que impedem a autofecundação, favorecendo a fecundação cruzada. São eles:

1- A disposição dos órgãos reprodutores que não permite a cópula entre os mesmos.
2- A dicogamia é a maturação de gametas masculino e feminino em épocas diferentes. Chamamos de protandria quando os espermatozoides são produzidos antes dos óvulos e de protoginia quando ocorre o contrário.

Na fecundação cruzada, os gametas masculinos de um indivíduo fecundam os gametas femininos de outro, e vice-versa. Isso garante a variabilidade genética da espécie.
Um aluno de Biologia da UNESP investigou se havia diferença no número de frutos formados a partir de flores autofecundadas e a partir de flores submetidas à fecundação cruzada em uma determinada espécie de planta. Sabendo que a planta apresentava flores hermafroditas, montou três experimentos.

Experimento 1: Marcou 50 botões (grupo 1), cobriu-os com tecido fino para impedir a chegada de insetos e acompanhou seu desenvolvimento até a formação de frutos.
Experimento 2: Marcou outros 50 botões (grupo 2), cobriu-os com tecido fino. Quando as flores se abriram, depositou pólen trazido de outras flores sobre os estigmas, cobriu-as novamente e acompanhou seu desenvolvimento até a formação de frutos.
Experimento 3: Marcou mais 50 botões (grupo 3), retirou cuidadosamente as anteras de cada um deles e cobriu-os com tecido fino. Quando as flores se abriram, depositou pólen trazido de outras flores sobre os estigmas, cobriu-as novamente e acompanhou seu desenvolvimento até a formação de frutos.
Considerando o experimento 1 como grupo controle, com qual dos demais experimentos os resultados obtidos neste grupo controle devem ser comparados? Justifique