Genética, Citologia e BioquímicaCódigo Genético Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Ago 2019 28 13:38

Código Genético

Mensagem não lida por Holanda1427 »

(UFSM 2013) Ao percorrerem uma trilha ecológica, os escoteiros encontraram duas plantas que eram fenotipicamente idênticas, porém tinham aromas distintos, uma exalava citral, outra canela. Com permissão do fiscal, levaram amostras para análise de DNA. A seguir, tem-se parte das sequências obtidas das plantas.
Capturar 14.PNG
Capturar 14.PNG (120.52 KiB) Exibido 3943 vezes
Com base nessas informações, determinou-se que as plantas citral e canela são diferentes genotipicamente. Os aminoácidos correspondentes a elas são, respectivamente:

a)leu–fen–gli–trp–ser–cis–ala–fen e pro–fen–pro–gli–fen–gli–fen–pro.
b)asn–lis–pro–tre–tre–pro–arg–lis e gli–lis–gli–pro–lis–pro–lis–gli.
c)asn–lis–pro–tre–tre–pro–arg–lis e pro–fen–pro–gli–fen–gli–fen–pro.
d)leu–lis–gli–tre–ser–pro–ala–lis e pro–lis–pro–pro–fen–pro–pro–gli.
e)leu–fen–gli–trp–ser–cis–ala–fen e gli–lis–gli–pro–lis–pro–lis–gli.
Resposta

a



Pulvis sumus

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 28 14:04

Re: Código Genético

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá,

Em primeiro lugar, faz-se necessário realizar o processo de tradução dos segmentos de DNA apresentados:

[tex3]\begin{array}{ccccccccc}
\text{citral..} &- & \text{A} & \text{A} & \text{C} & \text{A} & \text{A} & \text{G} & \text{C} & \text{C} & \text{A} & \text{A} & \text{C} & \text{C} & \text{A} & \text{G} & \text{C} & \text{A} & \text{C} & \text{G} & \text{C} & \text{G} & \text{G} & \text{A} & \text{A} & \text{A}& -& \\
& {\color{red}-} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{U}}& {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}}& {\color{red}-} &
\end{array}[/tex3]

De acordo com a tabela essa sequência corresponde aos seguintes aminoácidos: Leu-Phe-Gly-Trp-Ser-Cys-Ala-Phe

[tex3]\begin{array}{ccccccccc}
\text{canela..} &- & \text{G} & \text{G} & \text{G} & \text{A} & \text{A} & \text{A} & \text{G} & \text{G} & \text{A} & \text{C} & \text{C} & \text{A} & \text{A} & \text{A} & \text{A} & \text{C} & \text{C} & \text{A} & \text{A} & \text{A} & \text{A} & \text{G} & \text{G} & \text{C}& -& \\
& {\color{red}-} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}}& {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{G}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{U}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{C}} & {\color{red}\text{G}}& {\color{red}-} &
\end{array}[/tex3]

De acordo com a tabela essa sequência corresponde aos seguintes aminoácidos: Pro-Phe-Pro-Gly-Phe-Gly-Phe-Pro

Portanto, a resposta é a letra A.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Autor do Tópico
Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Ago 2019 28 14:09

Re: Código Genético

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Mas, só uma última dúvida. Porque se torna necessário realizar a tradução?


Pulvis sumus

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 28 14:21

Re: Código Genético

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Sem problemas. O DNA constituinte dos genes não atua diretamente na síntese das proteínas, mas por meio de moléculas de RNA. As instruções codificadas nas sequências de bases nitrogenadas do DNA constituinte dos genes formam os aminoácidos a partir de um conjunto de 3 nucleotídeos. Por isso é necessário realizar a tradução.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Autor do Tópico
Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Ago 2019 28 14:23

Re: Código Genético

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Entendi tudo agora, muito obrigado meu caro


Pulvis sumus

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 28 14:24

Re: Código Genético

Mensagem não lida por MateusQqMD »

De nada =)

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”