Genética, Citologia e BioquímicaÁcidos nucleicos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 457
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 190 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Ago 2019 20 00:11

Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por danimedrado »

Embora a saúde e a felicidade estejam correlacionadas de maneira inequívoca e bidirecional, não é fácil saber qual a relação de casualidade entre esses dois estados. Somos felizes por ter boa saúde ou é a felicidade que nos faz saudáveis? Tentativas de transpor essa associação para o cenário científico esbarram em importantes obstáculos. Tais dificuldades não intimidaram o psicólogo e geneticista Steve Cole que tem se dedicado a determinar quais genes se expressam em pessoas felizes e compará-los com os de pessoas em estados mentais negativos, decorrentes de estresse ou solidão. Não parece haver dúvida de que o sistema nervoso central influi no sistema imune. Cole propôs que, entre os mais de 20 mil genes humanos, há 209 que separam as pessoas deprimidas das felizes.
Os genes mais expressos nas pessoas tristes seriam os ligados à resposta inflamatória e os genes reprimidos teriam papel antiviral.
Considerando-se uma abordagem genética da correlação saúde e felicidade, é correto afirmar:
01) A transcrição de segmentos genômicos exige a ocorrência prévia de processamento do DNA conforme cada tipo celular.
02) A repressão de genes ocorre na dependência de mutações que deletam ou alteram sequências nucleotídicas separadas por íntrons.
03) A complexidade envolvida na expressão de um gene é uma condição que permite negar a participação do genótipo na manifestação de características comportamentais.
04) A decodificação da mensagem genética é etapa essencial à síntese de moléculas com papéis metabólicos variados.
05) A relação numérica entre a totalidade de genes e os que separam pessoas deprimidas das felizes é uma evidência inquestionável da existência de genes para a felicidade.
Resposta

4
Alguém poderia me explicar o erro da 2?




Avatar do usuário
Kenpachi
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Seg 18 Nov, 2019 18:33
Última visita: 28-01-20
Agradeceu: 6 vezes
Agradeceram: 1 vez
Dez 2019 01 14:44

Re: Ácidos nucleicos

Mensagem não lida por Kenpachi »

A repressão de genes e "regulação gênica" é a mesma coisa. E é algo inato, ao contrário da mutação que é ao acaso. Isso significa que a mera inativação de um gene ou a presença de X íntrons, por exemplo, já são fatores de repressão. Então não se pode dizer que o corpo depende disso. Na verdade, ela pode até ser motivo da morte do organismo.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”