Genética, Citologia e BioquímicaCariótipo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2019 19 23:17

Cariótipo

Mensagem não lida por danimedrado »

034.png
034.png (85.57 KiB) Exibido 1437 vezes
O cariótipo representa o conjunto de cromossomos de uma célula diploide (2n) de um organismo. Ele pode ser apresentado por meio das formas dos cromossomos (cariograma) ou através de sua ordenação (ideograma). Sua análise permite observar o número, a forma e o tamanho dos cromossomos de um indivíduo.
A partir da análise do ideograma, conclui-se:
01) É de um indivíduo portador de fenilcetonúria.
02) Pertence a uma mulher portadora da Síndrome de Patau.
03) Pertence a um homem portador de uma cariotipagem 46, XY+18.
04) É de uma mulher com uma aneuploidia denominada de Superfêmea.
05) É de um indivíduo do sexo masculino, portador da síndrome de Edwards.
Resposta

05
Alguém poderia me auxiliar nessa questão?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 20 11:13

Re: Cariótipo

Mensagem não lida por MateusQqMD »

A ordenação dos cromossomos foi feita a partir do tamanho dos cromossomos (idiograma). O cromossomo extra representado no sexto par é o X, pois este sempre está presente em qualquer cariótipo. Observando o último cromossomo representando nota-se que o indivíduo é do sexo masculino, pois há um cromossomo Y (menor tamanho em relação ao X).

A fenilcetonúria é uma doença genética na qual não permite que determinadas pessoas produzam certa enzima. Não é possível identificá-la a partir de um ideograma. A síndrome de Patau é uma anomalia cromossômica causada pela trissomia do cromossoma 13. Isso não é representado nesse ideograma, pois o indivíduo possui apenas dois exemplares do cromossomo 13. A presença da trissomia do cromossomo 18 caracteriza a síndrome de Edwards. A cariotipagem do indivíduo é 47, XY+18.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”