Genética, Citologia e BioquímicaDaltonismo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2019 15 11:02

Daltonismo

Mensagem não lida por danimedrado »

Cientistas da Virgínia, nos EUA, adaptaram uma técnica usada desde a década de 1980 para selecionar o sexo de vacas, cavalos e porcos. Eles coram os espermatozoides com corante fluorescente que se use ao DNA e medem o brilho do espermatozoide sob laser. O espermatozoide que brilhar mais é portador do cromossomo X, e o que brilhar menos é portador do cromossomo Y. Isso porque o cromossomo X nesses animais tem cerca de 2,8% mais DNA do que o cromossomo Y. Assim identificados, os espermatozoides são separados por uma máquina e usados para inseminação artificial.
450.jpg
450.jpg (42.29 KiB) Exibido 815 vezes
Uma mulher contatou uma clínica especializada na técnica de seleção de sexo descrita a fim de realizar seu sonho: ser mãe de uma menina. A mulher imaginava não ter nenhuma doença genética e afirmou ter medo de que a filha pudesse apresentar problemas desse tipo. A clínica descobriu que o homem que doou o esperma era daltônico, pois apresentava o alelo d num de seus cromossomos, mas, mesmo assim, realizou a inseminação.
O procedimento da clínica foi correto?
a) Não, pois, ao atender o pedido da mulher, a clínica não considerou a probabilidade de 100% de a filha ser daltônica.
b) Não, pois a clínica sabia que havia mais de 50% de probabilidade de a filha ser daltônica, um número relativamente alto.
c) Não, pois a probabilidade de a filha ser daltônica era de 50%.
d) Sim, pois o alelo d não estava presente no espermatozoide doado.
e) Sim, pois, além de ter atendido o pedido da mulher, a clínica foi prudente ao prever as baixas chances de a filha ser daltônica.
Resposta

c
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado a e.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 15 12:34

Re: Daltonismo

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Penso que a questão está com falha. Como a mulher imagina não possuir nenhuma doença, supõe-se que ela não é daltônica, logo, seu genótipo é da forma XD X[tex3]-[/tex3]. A probabilidade de uma filha ser daltônica será [tex3]1/2[/tex3] (chance de X[tex3]-[/tex3] ser Xd) vezes [tex3]1/2[/tex3] (chance de doação do Xd) = [tex3]1/4.[/tex3]

Essa probabilidade, para mim, é alta. Mas não consigo enxergar alguma alternativa viável como resposta.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”