Genética, Citologia e Bioquímicaalelos múltiplos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ccclarat
Avançado
Mensagens: 103
Registrado em: Qui 30 Ago, 2018 14:50
Última visita: 09-12-19
Ago 2019 14 12:47

alelos múltiplos

Mensagem não lida por ccclarat »

A coloração em uma determinada variedade de coelhos pode ser de quatro tipos: selvagem, chinchila, himalaia e albina. Sabendo que esse padrão está relacionado com quatro alelos, C (selvagem), [tex3]c^{ch}[/tex3] (chicnila), [tex3]c^{h}[/tex3] (himalaia) e [tex3]c^{a}[/tex3] (albina) entre os quais o alelo C é dominante sobre todos os outros, o alelo [tex3]c^{ch}[/tex3] é dominante sobre os demais e o alelo [tex3]c^{h}[/tex3] é dominante em relação ao alelo [tex3]c^{a}[/tex3] , indique os resultados esperados para a coloração na prole resultante do cruzamento entre um indivíduo himalaia heterozigoto e outro chinchila portador do alelo [tex3]c^{a}[/tex3] .

A) chichilas 50%, himalaias 25% e albinos 25%.
B) himalaias 50%, chinchilas 25% e albinos 25%.
C) albinos 50%, himalaias 25% e chinchilas 25%.
D) selvagens 50%, chinchilas 25% e himalaias 25%.
E) selvagens 25%, chinchilas 25%, himalaias 25% e albinos 25%.
Resposta

A
No meu resultado deu como letra b...
por favor, se puder resolver por chuveirinho ao invés do quadro de Punnett, ficaria muito grata :D




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Ago 2019 14 13:40

Re: alelos múltiplos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, Clara

Eu cheguei na alternativa A mesmo, mas não conheço essa técnica do chuveirinho.. vou tentar mostrar outra forma sem ser por Punnett e qlq coisa você fala, ok?

O cruzamento que devemos analisar é o seguinte: [tex3]c^{h}c^{a}[/tex3] (himalaia heterozigoto) X [tex3]c^{ch}c^{a}[/tex3] (chinchila portador do alelo [tex3]c^{a})[/tex3]

[tex3]{\color{red}c^{h}}c^{a} \,\,\, \text{X} \,\,\, {\color{red}c^{ch}}c^{a} = {\color{red}c^{ch}}{\color{red}c^{h}} [/tex3] (chicnila)

[tex3]{\color{red}c^{h}}c^{a} \,\,\, \text{X} \,\,\, c^{ch}{\color{red}c^{a}} = {\color{red}c^{h}}{\color{red}c^{a}} [/tex3] (himalaia)

[tex3]c^{h}{\color{red}c^{a}} \,\,\, \text{X} \,\,\, c^{ch}{\color{red}c^{a}} = {\color{red}c^{a}}{\color{red}c^{a}} [/tex3] (albina)

[tex3]c^{h}{\color{red}c^{a}} \,\,\, \text{X} \,\,\, {\color{red}c^{ch}}c^{a} = {\color{red}c^{ch}}{\color{red}c^{a}} [/tex3] (chicnila)

Então, a proporção esperada é chichilas 50%, himalaias 25% e albinos 25%.

Espero que tenha ficado bom.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”