Genética, Citologia e BioquímicaProcesso de Fotossíntese

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jun 2019 15 10:52

Processo de Fotossíntese

Mensagem não lida por Holanda1427 »

(UFPR) O gráfico abaixo representa o resultado de um experimento em que foi medida a velocidade da fotossíntese em função da temperatura na folha de um vegetal mantida sob iluminação constante.
Capturar 5.PNG
Capturar 5.PNG (14.16 KiB) Exibido 1218 vezes
Com base nesse gráfico e nos conhecimentos acerca do processo de fotossíntese, assinale a alternativa correta.

a) A temperatura atua como fator limitante da fotossíntese porque o calor desnatura as proteínas responsáveis pelo processo.
b) O aumento da temperatura ocasiona um aumento na velocidade de fotossíntese porque a entrada de oxigênio na folha torna-se mais rápida com o aumento da temperatura.
c) O aumento da temperatura faz com que a fotossíntese se acelere por conta do aumento da fosforilação cíclica dependente de O2.
d) Num experimento em que a temperatura fosse mantida constante e a luminosidade fosse aumentando, o resultado permitiria a construção de um gráfico que seria igual ao apresentado.
e) Em temperaturas muito baixas, a velocidade da fotossíntese é pequena em consequência da baixa produção de CO2 necessário ao processo.
Resposta

A
Eu gostaria de entender principalmente porque as outras alternativas estão erradas e em detalhes porque aquela alternativa está correta.

Obs.: Por favor, responder com o máximo de detalhes para melhor entendimento, agradeço

Última edição: Holanda1427 (Sáb 15 Jun, 2019 10:54). Total de 2 vezes.


Pulvis sumus

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 15 11:02

Re: Processo de Fotossíntese

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Irei analisar as alternativas e qlq dúvida você manda aí.

[tex3]\text{b)}[/tex3] Falso. Não há qlq relação entre o aumento da temperatura e a entrada de oxigênio na folha. Além disso, o oxigênio é um produto, e não um reagente no processo de fotossíntese.

[tex3]\text{c)}[/tex3] Falso. A fosforilação cíclica é dependente de ADP, fosfato e luz.

[tex3]\text{d)}[/tex3] Falso. Nem todo tipo de luz aumenta a taxa fotossintética.

[tex3]\text{e)}[/tex3] Falso. Não ocorre produção de gás carbônico, este é consumido como reagente durante o processo.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”