Genética, Citologia e BioquímicaGenes aditivos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Ana1212
Elite
Mensagens: 176
Registrado em: Sáb 18 Mai, 2019 12:28
Última visita: 02-08-20
Mai 2019 31 18:58

Genes aditivos

Mensagem não lida por Ana1212 »

Pessoal, eu queria saber como resolver esta questão de genes aditivos sem recorrer ao triângulo de pascal.

Sabendo-se que a altura humana é determinada por genes aditivos e supondo-se que 3(três) pares de alelos efetivos determinam o fenótipo alto de 1,95m; que as classes de altura variam de 5 em 5cm; que o fenótipo baixo é determinado pelos mesmos 3(três) pares de alelos não efetivos, realizando-se o cruzamento entre tri-híbridos espera-se encontrar, na classe de 1,85 m umas proporção fenotípica de?

Eu pensei da seguinte forma:
1,95 m (três pares de alelos efetivos)
1,85 m (2 pares de alelos efetivos)
Já que a variação é de 5 em 5 cm

O cruzamento será entre indivíduos tri-híbridos, logo:

AaBbCc X AaBbCc
(AA, Aa, Aa, aa) (BB, Bb, Bb, bb) (CC, Cc, Cc e cc )

Total de alelos do cruzamento entre tri-híbridos:
4×4×4=64 alelos (será o espaço amostral)

Assim, para que o indivíduo tenha o genótipo com 2 pares de alelos efetivos, eu posso ter:

AA no primeiro
BB no segundo
cc no terceiro
1/4 x 1/4 x 1/4= 1/64

Porém, pode ser diferente, eu posso ter:

aa no primeiro
BB no segundo
CC no segundo
1/4 x 1/4 x 1/4= 1/64

Partindo dessa premissa, eu posso usar os conceitos de combinação, em que a ordem dos alelos efetivos não fará diferença, o que importará será o fato de ele, para ter 1,85, ter dois pares de alelos efetivos.

Então:
C6,4= 6!/4!2!=15

15 combinações de três pares de alelos, com dois pares efetivos, em um espaço amostral de 64 alelos.

A resposta ficará: 15/64

Enfim, eu queria saber se o meu raciocínio está certo, pois tenho medo de esquecer o triângulo de Pascal e não conseguir resolver questões deste tipo. Se estiver errado, de que outra forma, sem usar o triângulo de Pascal, eu poderia resolver?

O gabarito é 15/64 mesmo, mas não sei se meu raciocínio confere ou se foi coincidência.

HELPPP!

Última edição: Ana1212 (Sex 31 Mai, 2019 19:30). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 31 19:37

Re: Genes aditivos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Ana1212

O seu raciocínio está correto 😁

Mas, só para confirmar, o [tex3]4[/tex3] surge pois há duas possibilidades para cada locus gênico: receber o alelo dominante ou o alelo recessivo, certo?

Eu também acho melhor resolver por combinação esses problemas, pois os alelos que "não queremos" ficam determinados quando escolhemos os outros.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 31 19:40

Re: Genes aditivos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Outro dia eu resolvi um problema parecido com esse, dá uma olhada no item 5 dessa questão: viewtopic.php?f=37&t=73339


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Drakin13
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Ter 04 Jun, 2019 18:41
Última visita: 04-06-19
Jun 2019 04 19:22

Re: Genes aditivos

Mensagem não lida por Drakin13 »

bem eu encontrei 3/32...

ao realizar o cruzamento dos tri-hibridos irá gerar 64 alelos

AaBbCc X AaBbCc
(AA, Aa, Aa, aa) (BB, Bb, Bb, bb) (CC, Cc, Cc e cc )

Total de alelos do cruzamento entre tri-híbridos:
4×4×4=64 alelos (será o espaço amostral)

e como a questão quer saber a proporção fenotípica das pessoas com 1,85m (lembrando que essas pessoas com 1,85m possuem 4 alelos afetivos, e nao mais os 3 alelos referente aos tri-hibridos que seriam as pessoas com 1,80m)

ao cruzarmos os TRI-HÍBRIDOS, iremos obter 6 possibilidades com apenas 4 alelos afetivos(4 Domiantes, por Ex: AA,BB,cc),

e quais seriam essas 6 possibilidades que representa o fenótipo de pessoas com 1,85m?
aa,BB,CC - AA,bb,CC - AA,BB,cc
Aa,Bb,CC - Aa,BB,Cc - AA,Bc,Cc

Com isso iremos obter 6 de um universo de 64 = 6/64
ao simplificar por 2 iremos obter " 3/32 "

Comecei a estudar o assunto hoje, então se houver algum erro podem falar...
By~Deivide A. Rodrigues



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 04 19:37

Re: Genes aditivos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Bem-vindo ao fórum, Deivide.

O que acontece é que a probabilidade de cada caso não é a mesma.

Por exemplo, a probabilidade do genótipo [tex3]\text{aaBBCC}[/tex3] ocorrer é [tex3]\frac{1}{4} \times \frac{1}{4} \times \frac{1}{4} = \frac{1}{64}[/tex3]

Já a probabilidade do genótipo [tex3]\text{AaBbCC}[/tex3] ocorrer é [tex3]\frac{2}{4} \times \frac{2}{4} \times \frac{1}{4} = \frac{8}{64}[/tex3]

Quando é contada a probabilidade de cada caso ocorrer, e em seguida feita a soma, a resposta fica [tex3]\frac{15}{64}, \,[/tex3] entende?


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Drakin13
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Ter 04 Jun, 2019 18:41
Última visita: 04-06-19
Jun 2019 04 21:15

Re: Genes aditivos

Mensagem não lida por Drakin13 »

realmente pelo esquema de pascual, fica 15/64, por isso me perguntei porque o livro colocou 3/32
entao tentei fazer todas as combinações possiveis com apenas 4 letras maiúscula sem repetir o mesmo genótipo e obtive aquelas 6 possibilidades...
dai cheguei aquela conclusão... parece que n se pode confiar cegamente nos livros



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Ana1212
Elite
Mensagens: 176
Registrado em: Sáb 18 Mai, 2019 12:28
Última visita: 02-08-20
Jun 2019 05 14:01

Re: Genes aditivos

Mensagem não lida por Ana1212 »

Olá, MateusQqMD. :)

Para se calcular o espaço amostral, exemplo AaBcCc,  mutiplica-se cada alelo pela possibilidade de ele ser recessivo ou dominante, neste caso: 2x2x2x2x2x2=64

Se fosse AABBCCDD: 2^8=256

Então, pode-se dizer que uma fórmula geral seria: número total de alelos= 2^n. Certo?

E, nesta questão, a posição dos alelos efetivos, de fato, não faz diferança? Exemplo: AAbbCC ou aaBBCC ou AABBcc, todos determinariam a altura de 1,85, não importando se os alelos efetivos estão em ordem? Todas as aulas que assisti seguiam a ordem de irem diminuindo AABBCC, AABBCc, AABBcc, AABbcc... Por isso fiquei confusa...

Desculpa a quantidade de perguntas, mas acho que este assunto é muito mal explicado pelos professores. Sou assinante de mais de 3 cursinhos e não consegui sanar as minhas dúvidas em nenhum deles. Eles só explicam usando esse bendito triângulo de Pascal, o que é péssimo devido ao grande número de fórmulas que já temos que memorizar, e fica uma coisa mecânica e abstrata.

Vou dar uma olhada nas questões que você resolveu sobre este assunto, já que também prefere usar combinação...



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 08 01:16

Re: Genes aditivos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Então, Ana, não tem problema algum mandar algumas perguntas, tentarei ajudar como eu conseguir. :)

"Então, pode-se dizer que uma fórmula geral seria: número total de alelos= 2^n. Certo? "

Isso é verdade para os casos em que os doadores de alelos são heterozigotos, pois há duas possibilidades de doação: doar o recessivo ou o dominante. Se tivéssemos [tex3]\text{AABbCcDd}, \,[/tex3] a resposta seria [tex3]1 \cdot 2 \cdot 2 \cdot 2 = 2^3, \,[/tex3] entende?

"E, nesta questão, a posição dos alelos efetivos, de fato, não faz diferança? Exemplo: AAbbCC ou aaBBCC ou AABBcc, todos determinariam a altura de 1,85, não importando se os alelos efetivos estão em ordem? Todas as aulas que assisti seguiam a ordem de irem diminuindo AABBCC, AABBCc, AABBcc, AABbcc... Por isso fiquei confusa..."

Realmente não importa! O que interfere na altura é apenas a quantidade de alelos dominantes. Acredito que as aulas tenham mostrado daquela maneira apenas por uma questão de organização mesmo.

Agora que vi que foram apenas duas perguntas :roll:

Se você tiver com outros problemas de herança quantitativa e quiser mandar aqui no fórum seria uma boa, fica melhor analisando alguns problemas. Qlq coisa me avisa aí. :)


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Ana1212
Elite
Mensagens: 176
Registrado em: Sáb 18 Mai, 2019 12:28
Última visita: 02-08-20
Jun 2019 16 20:53

Re: Genes aditivos

Mensagem não lida por Ana1212 »

Aaaaah, entendi! Muito obrigada! :D
Me deparei com uma questão deste tipo hoje, sobre cor de pele. Não consegui fazer... Se puder, dá uma olhadinha no tópico de genética. (Não estou conseguindo colar o link)




Responder

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”