Genética, Citologia e Bioquímica(UnB 2017) Potencial da Membrana Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Vithor
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: Seg 18 Jun, 2018 13:27
Última visita: 01-11-21
Mai 2019 27 00:30

(UnB 2017) Potencial da Membrana

Mensagem não lida por Vithor »

UnB 2° Dia 2017 177314 70

De acordo com um dos modelos de estrutura da membrana celular, tal membrana é constituída de duas camadas de fosfolipídios que formam um revestimento fluido delimitando a célula, e imersos nessas camadas há moléculas de proteína. A figura acima ilustra uma membrana celular que pode ser modelada por um capacitor de placas planas e paralelas.
Screenshot_1.png
Screenshot_1.png (73.84 KiB) Exibido 1762 vezes


Tendo a figura e as informações acima como referência, julgue o próximo item, a respeito das membranas celulares.

A permeabilidade da membrana celular a partículas eletricamente carregadas depende da constante dielétrica da membrana e do potencial elétrico através da membrana.

Certo ou Errado
Resposta

Certo

Última edição: caju (Seg 27 Mai, 2019 10:48). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título (regra 4).



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 27 00:55

Re: (UnB 2017) Potencial da Membrana

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, Vithor. Vou tentar responder essa antes de ir dormir e qualquer dúvida a gente se fala mais tarde.

Muitos fenômenos biológicos estão relacionados com o potencial elétrico através da membrana. Em repouso, as células apresentam diferença de potencial elétrico com o meio intracelular negativo em relação ao meio extra celular. Isso ocorre pois há um bombeamento de íons [tex3]\text{K}^{+}[/tex3] e [tex3]\text{Na}^{+}[/tex3] de maneira que a cada ciclo (bombeamento) três íons [tex3]\text{Na}^{+}[/tex3] são postos para fora da célula e dois íons [tex3]\text{K}^{+}[/tex3] são postos para o citoplasma, fazendo com que a superfície externa da membrana apresente excesso de cargas positivas em relação à superfície interna.

Assim, é estabelecida uma situação em que a célula controla a passagem de íons (permeabilidade seletiva) através da membrana por meio da geração de trabalho devido à diferença de potencial elétrico.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Vithor
Avançado
Mensagens: 108
Registrado em: Seg 18 Jun, 2018 13:27
Última visita: 01-11-21
Mai 2019 27 07:32

Re: (UnB 2017) Potencial da Membrana

Mensagem não lida por Vithor »

MateusQqMD escreveu:
Seg 27 Mai, 2019 00:55
E aí, Vithor. Vou tentar responder essa antes de ir dormir e qualquer dúvida a gente se fala mais tarde.

Muitos fenômenos biológicos estão relacionados com o potencial elétrico através da membrana. Em repouso, as células apresentam diferença de potencial elétrico com o meio intracelular negativo em relação ao meio extra celular. Isso ocorre pois há um bombeamento de íons [tex3]\text{K}^{+}[/tex3] e [tex3]\text{Na}^{+}[/tex3] de maneira que a cada ciclo (bombeamento) três íons [tex3]\text{Na}^{+}[/tex3] são postos para fora da célula e dois íons [tex3]\text{K}^{+}[/tex3] são postos para o citoplasma, fazendo com que a superfície externa da membrana apresente excesso de cargas positivas em relação à superfície interna.

Assim, é estabelecida uma situação em que a célula controla a passagem de íons (permeabilidade seletiva) através da membrana por meio da geração de trabalho devido à diferença de potencial elétrico.
Muito obrigado!!! Apenas mais uma coisa, a constante dieletrica está relacionada com o potencial limiar da membrana?



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 27 10:13

Re: (UnB 2017) Potencial da Membrana

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Opa, eu esqueci de falar disso!

Mas está sim. A ideia é lembrar que a membrana irá funcionar como um capacitor pois armazena cargas de sinais opostos em lados diferentes, sendo que quem faz o papel de dielétrico (isolante) é a cadeia hidrofóbica da camada de fosfolipídios.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”