Genética, Citologia e BioquímicaCruzamentos consanguíneos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
dragon0107
Junior
Mensagens: 17
Registrado em: Sáb 18 Mai, 2019 10:29
Última visita: 29-06-19
Mai 2019 18 10:56

Cruzamentos consanguíneos

Mensagem não lida por dragon0107 »

Fala pessoal, tudo bem? Sou novo aqui no fórum, estou estudando para o Enem e aqui vai minha primeira postagem/dúvida:

Gregor Mendel fundou um enfoque lógico e experimental para a hereditariedade e propôs a Teoria da Herança Particulada, segundo a qual as características são determinadas por unidades discretas ou fatores distintos, que são separados e recombinados em cada geração. Mendel apresentou o conceito de gene (mas não a palavra) em 1865, atualmente, tais fatores são denominados genes alelos.
O heredograma a seguir revela uma combinação de alelos ao longo das gerações de onças.
Screen Shot 2019-05-18 at 16.17.23.png
Screen Shot 2019-05-18 at 16.17.23.png (227.95 KiB) Exibido 1859 vezes
A partir desse heredograma, podemos concluir corretamente que
a) a onça III-2 é homozigótica recessiva, cujos alelos expressam suas características em homozigose e em heterozigose.
b) a prole do cruzamento entre híbridos e homozigotos dominantes pode expressar a característica recessiva.
c) a onça II-4 é homozigótica dominante, portanto, um indivíduo puro
d) a característica apresentada é um caso de herança intermediária, incompleta ou parcial.
e) os cruzamentos consanguíneos aumentam a possibilidade de expressão de caracteres recessivos.

Eu já sei que as outras alternativas não são verdadeiras, mas alguém poderia me explicar porque a resposta é a letra e)? E aproveito para perguntar o que é o alelo X?

Agradeço.

Última edição: caju (Sáb 18 Mai, 2019 17:18). Total de 2 vezes.
Razão: retirar o enunciado da imagem.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 18 12:56

Re: Cruzamentos consanguíneos

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, dragon0107

A probabilidade de alelos deletérios recessivos se encontrarem, originando uma pessoa homozigótica doente, aumenta nos casamentos consanguíneos, ou seja, em que as pessoas que se casam são parentes próximos, tais como primos em primeiro grau. Pessoas aparentadas, por terem herdado seus genes de ancestrais comuns, têm maior chance de possuir um mesmo tipo de alelo “familiar” que pessoas não aparentadas. Problemas causados por casamentos consanguíneos também podem ser observados nos animais domésticos e de zoológicos, onde o número pequeno de animais leva parentes próximos a serem cruzados entre si.

Quanto ao seu segundo questionamento, nunca ouvi falar de alelo X. Mas, nas espécies com sistema XY de determinação do sexo, o cromossomo sexual presente tanto em fêmeas quanto em machos é chamado de cromossomo X.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”