Genética, Citologia e BioquímicaMANDIC - BIOQUIMICA Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
beelam
sênior
Mensagens: 39
Registrado em: Seg 29 Abr, 2019 14:27
Última visita: 22-09-19
Mai 2019 08 19:09

MANDIC - BIOQUIMICA

Mensagem não lida por beelam »

As concentrações das substâncias dissolvidas no sangue não podem variar muito. Em algumas situações clínicas
pode ser necessária a reposição de fluidos - e mesmo de nutrientes - por via intravenosa. É importante que a pressão
osmótica da solução injetada seja a mesma, ou pelo menos muito próxima à dos fluidos internos das hemácias. A
osmolaridade plasmática normal é de 285-295 mOsm/L.
(Holum, J.R. Elements of general, organic and biological chemistry. 9th ed. p. 138-9. USA: John Wiley and sons, 1996; Ferreira, L. Terapia de hidratação
venosa. Disponível: http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=108 Acesso: 02 set. 2016. Adaptado.)
O que ocorrerá caso seja infundida em veia periférica de um paciente uma solução com osmolaridade muito mais alta do
que 295mOsm/L?
A) Perda de água do interior das hemácias para o sangue, provocando a diminuição do volume interno e a consequente
hemólise das hemácias.
B) Passagem de íons e de outras substâncias dissolvidas no sangue, por osmose, para dentro das hemácias,
aumentando suas pressões osmóticas.
C) Enrugamento das hemácias devido à diminuição da pressão osmótica em seus interiores.
D) Perda de água, por osmose, do interior das hemácias para o sangue até que as pressões osmóticas, do sangue e as
que agem nos interiores das hemácias, se igualem.
E) Perda de água, por osmose, do sangue para ao interior das hemácias até que as pressões osmóticas, do sangue e as
que agem nos interiores das hemácias, se igualem.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 08 20:55

Re: MANDIC - BIOQUIMICA

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá! Eu de novo! :)

A ideia dessa questão é notar que como a solução injetada possui contração muito maior (hipertônica) que a dos fluidos internos das hemácias, água irá fluir do interior das hemácias (hipotônico) para o plasma sanguíneo de modo que as concentrações desses dois meios se igualem. Alternativa [tex3]\text{d)}.[/tex3]



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”