Genética, Citologia e Bioquímica(MANDIC 2017) Problema das Gelatinas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
beelam
sênior
Mensagens: 39
Registrado em: Seg 29 Abr, 2019 14:27
Última visita: 22-09-19
Mai 2019 08 18:21

(MANDIC 2017) Problema das Gelatinas

Mensagem não lida por beelam »

Olá, não entendi essa questão.. pode me ajudar?


A gelatina em pó é, essencialmente, colágeno processado de origem bovina ou suína. Os polipeptídeos da gelatina exibem, à temperatura ambiente, uma estrutura helicoidal. A adição de água quente desfaz esse arranjo. A subsequente adição de água fria e o resfriamento na geladeira fazem com que as cadeias de polipeptídeos recuperem a estrutura original. Como o processo é lento, ficam pequenos espaços entre as cadeias, que acabam ocupadas por porções de água, obtendo-se, assim, uma massa gelificada característica.
Aproveitando as propriedades da gelatina para o estudo da ação enzimática, um professor propôs um experimento simples.
A turma foi dividida em 4 grupos. Cada qual deveria preparar uma receita de gelatina, mas com a inclusão de pedaços de banana (grupo I), abacaxi (grupo II), mamão (grupo III) e maçã (grupo IV). Mesmo depois de muitas horas na geladeira, as gelatinas preparadas por dois dos grupos permaneceram liquefeitas, o que motivou uma discussão sobre a ação das enzimas bromelina e papaína sobre o substrato.
Associando alguns conceitos presentes no enunciado, é possível inferir que a tentativa de se obter gelatinas com consistência normal foi mal sucedida nas receitas que continham

A) banana e abacaxi.
B) abacaxi e mamão.
C) mamão e banana.
D) abacaxi e maçã.
E) maçã e mamão.

Última edição: caju (Qui 09 Mai, 2019 11:28). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título (regra 4).



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2019 08 20:41

Re: (MANDIC 2017) Problema das Gelatinas

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá. Essa questão é um pouco chatinha e você tem que usar um pouco da realidade para respondê-la. A estrutura da gelatina está baseada nos polipeptídeos (uma molécula que possui vários aminoácidos ligados entre si). Espera-se, portanto, que gelatinas que não sejam capazes de manter as ligações entre os aminoácidos apresentem consistência liquefeita. As enzimas bromelina e papaína, presentes respectivamente no abacaxi e no mamão, são enzimas proteases que têm como função quebrar os polipeptídeos em aminoácidos.

Tipo, eu considero bem desfocado saber uma informação dessas para vestibular (pelo menos é a primeira questão que eu vejo cobrando isso, tanto que eu fui fazer uma pesquisa para responder), mas, a partir da leitura do enunciado, e do dia a dia, a gente sabe que o abacaxi (e parece que o mamão também) ajuda no processo de digestão, daí a gente tinha um norte para marcar o item [tex3]\text{b)}.[/tex3]



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
beelam
sênior
Mensagens: 39
Registrado em: Seg 29 Abr, 2019 14:27
Última visita: 22-09-19
Mai 2019 09 09:20

Re: (MANDIC 2017) Problema das Gelatinas

Mensagem não lida por beelam »

Eu também nunca tinha visto cair algo assim. Mas agora eu entendi, muito obrigada professor.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem (São Leopoldo Mandic de Campinas)
    por Medisa » » em Pré-Vestibular
    0 Respostas
    639 Exibições
    Última msg por Medisa
  • Nova mensagem Mandic RENDIMENTO MÁQUINA TÉRMICA
    por mcstr21 » » em Física II
    1 Respostas
    386 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem SÃO LEOPOLDO MANDIC 2022
    por VVladimir » » em Física II
    1 Respostas
    297 Exibições
    Última msg por παθμ
  • Nova mensagem Problema das ovelhas
    por Buiu1987 » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    176 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem Divisão harmônica pelos pés das bissetrizes( teorema recíproco ?)
    por geobson » » em Ensino Superior
    7 Respostas
    2099 Exibições
    Última msg por geobson

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”