Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Genética, Citologia e BioquímicaGenética heredograma Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Willrf
Avançado
Mensagens: 116
Registrado em: 26 Abr 2019, 18:55
Última visita: 14-05-23
Agradeceu: 22 vezes
Agradeceram: 10 vezes
Abr 2019 30 07:18

Genética heredograma

Mensagem não lida por Willrf »

Analise o heredograma.
Qual é a probabilidade de que o próximo filho do casal IV x V seja IAIB e Rh+?



6B55EF7C-52DE-4DD1-8280-E4950EC8E4E6.png
6B55EF7C-52DE-4DD1-8280-E4950EC8E4E6.png (27.99 KiB) Exibido 1146 vezes


A) 1/4 B) 1/8 C) 1/16 D) 1/32 E) 1/64

Resposta letra B

Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1062 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2019 30 10:27

Re: Genética heredograma

Mensagem não lida por MateusQqMD »

E aí, Will. Em primeiro lugar é preciso determinar os genótipos dos indivíduos IV e V aos quais se refere o problema. O homem V tem sangue Rh [tex3]^{-}[/tex3] e, portanto, seu genótipo é rr. Como ele tem sangue do tipo A, um de seus alelos é IA. Como o indivíduo VI tem sangue tipo B, ele só pode ter recebido do pai um alelo i. O genótipo do homem V é, portanto, IA i rr. Para determinar o genótipo da mulher IV, o raciocínio é o mesmo: como ela é filha de mãe Rh- e seu filho é Rh+, seu genótipo é Rr. E como ela é filha de pai com fenótipo O (ii) e possui filho com sangue tipo B, o alelo IB só pode ter vindo da mãe. O genótipo da mulher IV é, portanto, IBi Rr.

Com relação ao sistema ABO, a mulher IV formará dois tipos de gametas: 1/2 IB e 1/2 i. O homem V formará, também, dois tipos de gametas: 1/2 IA e 1/2 i. Portanto, os filhos desse casal poderão ter sangue tipo AB com 1/2 (IA) [tex3]\times[/tex3] 1/2 (IB) = 1/4 de chance.

Quanto ao sistema Rh, a mulher IV formará dois tipos de gametas: 1/2 R e 1/2 r. O homem V formará apenas um tipo de gameta, r. Assim, os filhos desse casal poderão ter rangue Rh+ com 1/2 (R) [tex3]\times[/tex3] 1 (r) = 1/2 de chance.

Sabendo-se que os alelos que condicionam esses dois grupos sanguíneos segregam-se independentemente, a herança simultânea das duas características pode ser pode ser calculada multiplicando-se as probabilidades individuais: 1/4 [tex3]\cdot[/tex3] 1/2 = 1/8

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Avatar do usuário

MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: 16 Ago 2018, 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Agradeceu: 1062 vezes
Agradeceram: 1344 vezes
Abr 2019 30 10:30

Re: Genética heredograma

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Outra ideia é construir o quadrado de Punnett e estimar a probabilidade procurada: 1/8.

"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”