Genética, Citologia e Bioquímica(UnB) Células Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Mai 2019 24 16:14

(UnB) Células

Mensagem não lida por andrezza »

O esquema abaixo ilustra um diagrama de circuito de processamento de sinal imaginário que opera no citoplasma de uma célula e governa a proliferação celular. Nesse circuito, uma proteína sinalizadora transmite sinais de uma fonte, indicada na figura pelo quadrado roxo (I), ao seu alvo pretendido, indicado na figura pelo losango verde-escuro (II), e, ao mesmo tempo, evita a ativação inadvertida de dezenas de outras proteínas
sinalizadoras na célula, indicadas pelos símbolos de cor mais clara. Com base nessas informações, explique as diferenças existentes entre uma célula-tronco pluripotente e um eritrócito do sangue, em mamíferos, quando à cascata ilustrada abaixo.
download.jpg
download.jpg (5.73 KiB) Exibido 1254 vezes

Última edição: andrezza (Sáb 20 Abr, 2019 19:48). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2019 24 20:53

Re: (UnB) Células

Mensagem não lida por Planck »

Olá andrezza,

Primeiramente, uma célula-tronco pluripotente são células com alta capacidade de diferenciação e alto potencial de divisão.
São capazes de se diferenciarem em qualquer tecido do organismo, com exceção da placenta e dos anexos embrionários. Elas são retiradas do embrião por volta do quinto dia depois da fecundação, quando o embrião está com aproximadamente 64 células.
Por outro lado, eritrócitos são células altamente diferenciadas que perderam a capacidade de divisão.
Essas células apresentam a característica de serem anucleadas quando maduras. Após perderem seu núcleo, elas adquirem um formato bicôncavo, apresentando na porção central apenas uma camada fina. Seu diâmetro é de aproximadamente sete micrômetros, mas podem aumentar de tamanho em pH sanguíneo baixo.
Desse modo, para uma célula-tronco pluripotente, a cascata esquematizada ocorre. Contudo, para um eritrócito, a cascata esquematizada não ocorre.


Referências:

MORAES, Paula Louredo. "Células-tronco"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologi ... a-mae2.htm>. Acesso em 24 de maio de 2019.

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Hemácias"; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/hemacias.htm>. Acesso em 24 de maio de 2019.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”