Genética, Citologia e Bioquímica(Unicid 2014) Metáfase II- Meiose Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2018 18 11:29

(Unicid 2014) Metáfase II- Meiose

Mensagem não lida por Liliana »

Considerando uma célula animal diploide com seis cromossomos (2n = 6), é correto afirmar que seu conjunto cromossômico na metáfase II da meiose será:
meiose1.JPG
meiose1.JPG (13.42 KiB) Exibido 3925 vezes
Resposta

d)
Gostaria de saber o porquê de não ser a letra a), por gentileza.
Abaixo, como eu fiz:
meiose.JPG
meiose.JPG (14.22 KiB) Exibido 3925 vezes
Considerando que uma célula normal tem 6 cromossomos duplicados, então, para começar a meiose, essa célula terá 12 cromossomos duplicados, conforme o meu primeiro desenho.
Depois da flecha, eu fiz uma célula após a primeira divisão meiótica, que separa os cromossomos homólogos, ficando, então, com seis cromossomos duplicados em cada célula (mas eu desenhei apenas uma). Esses seis cromossomos duplicados irão passar pela metáfase II, ficando na placa equatorial da célula. Na anáfase II, irá ocorrer a separação das cromátides-irmãs, mas, até então, os cromossomos estão juntos, conforme a letra a). Então por que não é ela???
Depois, no último desenho, eu fiz uma célula haploide com 6 cromossomos haploides, que irão "encontrar" os outros 6 cromossomos do outro gameta, para assim formar 2n= 6.


Alguém pode me ajudar, por gentileza???
Eu sempre acabo errando esse tipo de exercício
Obrigada!!!!!




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2018 18 12:21

Re: (Unicid 2014) Metáfase II- Meiose

Mensagem não lida por MateusQqMD »

As células representadas em A e D se encontram, respectivamente, na primeira e na segunda divisões da meiose. No caso do esquema A, nota-se que se trata da primeira divisão da meiose devido ao conjunto de pares de cromossomos homólogos ainda duplicados localizado no plano equatorial da célula. Lembre-se que na meiose ocorre uma única duplicação cromossômica seguida de duas divisões (meiose I e meiose II).

No esquema representado em D, é possível observar que já ocorreu a separação dos cromossomos homólogos (meiose I - anáfase I). É dito que devemos considerar que o animal possui seis cromossomos em suas células diploides (2n = 6). Quando voltamos para o esquema D e contamos os cromossomos, observamos que estão ocorrendo pareamento referente a três cromossomos e não seis como fala o enunciado (nesse caso já ocorreu redução da metade dos cromossomos). Isso mostra que a célula D na verdade é a célula filha da Meiose I e o esquema está mostrando a Metáfase da Meiose II.

[tex3]\begin{array}{|c|c|c|}
\hline
& \text{Mitose} & \text{Meiose I} & \text{Meiose II} \\
\hline
\text{Emparelhamento dos cromossomos homólogos}& \text{Não ocorre} & \text{Ocorre} & \text{Não ocorre} \\
\hline
\text{Número de cromátides por cromossomo na metáfase} & \text{Uma} & \text{Duas} & \text{Uma}\\
\hline
\end{array}[/tex3]



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2018 18 12:29

Re: (Unicid 2014) Metáfase II- Meiose

Mensagem não lida por MateusQqMD »

meiose.png
meiose.png (19.47 KiB) Exibido 3920 vezes
Eu não entendi muito bem o que foi feito aqui. Mas se a célula é 2n = 6, isso significa que ela possui 3 pares de cromossomos homólogos.. No seu desenho nós estamos com 6 pares!



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”