Genética, Citologia e Bioquímica(FGV 2010) Biologia do câncer Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Set 2018 23 10:09

(FGV 2010) Biologia do câncer

Mensagem não lida por danimedrado »

Ao analisar tumores de vários tipos de tecidos diferentes, Isaac S. Kohane, da Divisão de Ciências da Saúde e Tecnologia de Harvard (MIT), catalogou padrões surpreendentes, embora familiares, de atividade dos genes em células cancerosas — são as mesmas instruções genéticas programadas que estão ativas durante vários estágios do desenvolvimento embrionário e fetal.
Scientific American Brasil, junho de 2009
A partir da leitura do texto, podemos deduzir que alguns genes:
a. mutados presentes nas células embrionárias e fetais não deveriam expressar seus efeitos deletérios em momentos posteriores da vida, mas os expressam nas células cancerosas.
b. que estão presentes nas células embrionárias e fetais não deveriam ser encontrados em outras fases do desenvolvimento do organismo, mas são encontrados nas células cancerosas.
c. que são replicados nas células embrionárias e fetais não deveriam sê-lo nas outras fases do desenvolvimento do organismo, mas se replicam nas células cancerosas.
d. mutados presentes nas células embrionárias e fetais deveriam ser transcritos em diferentes tecidos em momentos posteriores da vida, mas só são transcritos nas células cancerosas.
e. normais que são transcritos nas células embrionárias e fetais não deveriam sê-lo em outras fases do desenvolvimento do organismo, mas são transcritos nas células cancerosas.
Resposta

E




Avatar do usuário
alicia
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb 17 Nov, 2018 11:44
Última visita: 29-05-19
Nov 2018 17 14:16

Re: (FGV 2010) Biologia do câncer

Mensagem não lida por alicia »

Olá, danimedrado.

Na visão do enunciado, o tumor ocorre por uma alteração no padrão de expressão gênica. As células cancerosas, ainda de acordo com o enunciado, teriam as mesmas "instruções genéticas programadas" de células do período embrionário. O que seriam essas "instruções genéticas programadas"?
Basicamente, as células do nosso corpo possuem praticamente o mesmo genoma, de maneira que o que muda é o padrão de expressão/transcrição dos nossos genes. Com diferentes genes sendo expressos, teremos diferentes fenótipos em nível celular que podem chegar a um nível de tecido.
Por exemplo, as células que compõem a nossa pele possuem o mesmo material genético que células do nosso cérebro. Contudo, a expressão dos genes é diferente entre pele e cérebro, levando a diferentes tipos celulares (célula epitelial na pele e neurônio no cérebro, por exemplo) e, consequentemente, a tecidos bastante distintos.

Nesta questão, o pesquisador percebeu que alguns genes que normalmente são transcritos no período embrionário também são transcritos em diversos tumores. Isso nos leva, portanto, à letra "e". Ainda justificando a letra "e", é interessante pensarmos que, durante o período embrionário, diversos genes são expressos de forma que o ser vivo tenha o desenvolvimento típico desse período. Porém, este padrão (ou "instrução genética programada") muda a partir do momento em que se finaliza o desenvolvimento embrionário. Contudo, em alguns cânceres, o pesquisador observou a expressão de genes típicos do período embrionário, o que talvez não era esperado por ele.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”