Genética, Citologia e Bioquímicasimilaridades anatômicas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
IGFX
Veterano
Mensagens: 275
Registrado em: Qua 29 Mar, 2017 00:50
Última visita: 08-05-21
Set 2018 17 23:55

similaridades anatômicas

Mensagem não lida por IGFX »

No processo evolutivo das espécies, há determinadas similaridades anatômicas que não são resultantes de uma ancestralidade comum direta. Uma semelhança que pode ser notada são os membros superiores de pássaros e morcegos transformados em asas:

A explicação para a existência dessas similaridades anatômicas deve ser baseada no(a):

a) anagênese, em que um caráter surge ou se modifica ao longo do tempo, originando indivíduos tão distintos dos originais que podem ser considerados uma nova espécie.
b) convergência adaptativa, em que um caráter semelhantes evolui independentemente em duas espécies, não sendo encontrado no ancestral comum.
c) divergência adaptativa, em que indivíduos próximos filogeneticamente se adaptam aos diferentes habitat.
d) paralelismo, em que linhagens estreitamente relacionadas divergiram-se de seu último ancestral recentemente.
e) reversão, em que uma característica primitiva reaparece em seres com ancestralidade comum recente.
Resposta

B
Anexos
a1.png
a1.png (219.32 KiB) Exibido 857 vezes




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2018 18 00:09

Re: similaridades anatômicas

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Convergência evolutiva designa a adaptação que leva grupos de organismos pouco aparentados a desenvolver estruturas e formas corporais semelhantes ao adotar modos de vida semelhantes. As asas, por exemplo, são estruturas adaptadas para voar e, por isso, apresentam superfície ampla, o que permite obter sustentação no ar. Esse princípio estrutural está presente tanto nas asas de insetos como nas asas dos morcegos e dos pássaros, que têm origens embrionárias totalmente distintas.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”