Genética, Citologia e BioquímicaQuantos tipos diferentes de gametas ? Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
IGFX
Veterano
Mensagens: 275
Registrado em: Qua 29 Mar, 2017 00:50
Última visita: 08-05-21
Set 2018 17 23:35

Quantos tipos diferentes de gametas ?

Mensagem não lida por IGFX »

A transmissão de características hereditárias condicionadas por dois ou mais genes que se segregam de forma independente obedece à 2° Lei de Mendel. Em outras palavras, eles separam-se independentemente durante a formação dos gametas, recombinando-se ao acaso, de maneira a estabelecer todas as possíveis combinações entre si.
Na espécie humana, os pares de genes alelos A,a; B,b; C,c; e D,d são autossômicos e, na gametogênese, obedecem à 2° Lei de Mendel.
Assim sendo, considerando-se um casal cujo marido tem o genótipo AAbbCcDd, e a esposa, o genótipo AaBBCcDd, quantos tipos diferentes de gametas contendo os referidos genes o marido e a esposa são capazes de produzir, respectivamente ?

a) 2 e 3
b) 2 e 4
c) 4 e 8
d) 6 e 7
e) 8 e 8
Resposta

C




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Set 2018 17 23:54

Re: Quantos tipos diferentes de gametas ?

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Para determinar o número de tipos de gametas formados por um indivíduo em relação a mais de três pares de genes com segregação independente, basta aplicar a expressão [tex3]2^n[/tex3] , em que n representa o número de pares de alelos em condição heterozigótica. No momento em que ocorre a segregação dos alelos, há duas opções: o gameta recebe o alelo dominante ou o gameta recebe o alelo recessivo. Observe que não são considerados os pares de alelos homozigóticos porque há apenas "uma opção" para os gametas: o alelo em questão.

Para exemplificar, tentarei explicar o que ocorre. Para formarmos um gameta do marido com genótipo AAbbCcDd, obrigatoriamente todos os gametas possuirão os alelos Ab. No entanto, há duas opções para cada um dos outros dois genes: receber o dominante ou o recessivo, por isso [tex3]2 \times 2 = 2^2[/tex3] , entende?

Para a esposa, com o genótipo AaBBCcDd, o número de gametas possíveis de serem formados é [tex3]2^3 = 8[/tex3] .



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”