Genética, Citologia e Bioquímica(UFC 2001) Genética de populações

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2018 23 22:09

(UFC 2001) Genética de populações

Mensagem não lida por danimedrado »

Descobertas recentes na medicina e na saúde pública, se aplicadas consistentemente, terão algum impacto no curso da evolução humana. Qualquer resistência às doenças infecciosas (de caráter hereditário), como o sarampo e a difteria, conferiria vantagem seletiva a uma família.
Assinale a alternativa que mostra, corretamente, os efeitos da imunização em massa sobre a frequência da resistência ou susceptibilidade inata às doenças.
a. A frequência dos alelos que conferem resistência inata às doenças seria aumentada.
b. Os genótipos que produzem pouca ou nenhuma resistência se tornariam comuns.
c. A longo prazo, mais pessoas se tornariam independentes de procedimentos médicos.
d. A longo prazo, haveria adaptação genética a resistência a muitas doenças.
e. Não haveria alteração alguma na frequência desses alelos.
Resposta

B
Alguém poderia me auxiliar nesta questão? Eu havia marcado letra A.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2018 21 12:16

Re: (UFC 2001) Genética de populações

Mensagem não lida por MateusQqMD »

danimedrado escreveu:
Qui 23 Ago, 2018 22:09
Assinale a alternativa que mostra, corretamente, os efeitos da imunização em massa sobre a frequência da resistência ou susceptibilidade inata às doenças.
A imunização em massa refere-se à aplicação de vacinas que visem a prevenir determinadas doenças. É sabido que as vacinas funcionam gerando anticorpos contra determinados agentes, principalmente bactérias e vírus. O nosso sistema imunológico cria esses anticorpos específicos sem que ele precise ter ficado doente antes, assim, caso a bactéria ou vírus ataque determinado organismo, não ocorrerá o desenvolvimento da doença.

Portanto, a alternativa mais coerente é a b), pois tanto os genótipos que produzem pouca ou nenhuma resistência se tornariam comuns, ou seja, por meio da vacina, tanto as pessoas que possuem genes inatos que conferem resistência às doenças infecciosas quanto as pessoas que não possuem esses genes, e forem vacinadas, terão maiores chances de sobreviver e perpetuar seus genes.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”