Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Genética, Citologia e Bioquímica(UFAM 2016) Respiração celular Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Ago 2018 07 21:33

(UFAM 2016) Respiração celular

Mensagem não lida por danimedrado »

Carl Benda, em 1898, foi o primeiro cientista a empregar o termo “mitocôndria” aos corpúsculos filamentosos. Daí até entendermos seu papel na síntese de ATP se passaram quase 100 anos. Hoje sabemos “quase” tudo desta organela; sendo assim, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
a) O fluxo de elétrons ao longo da cadeia respiratória bombeia prótons da matriz para o espaço intermembranoso mitocondrial gerando um gradiente de concentração entre esses dois compartimentos; o retorno dos prótons através da proteína ATP sintetase catalisa a produção de ATP.
b) A entrada de oxaloacetato no ciclo de Krebs e sua combinação com o malato gera o citrato e produz ATP.
c) O fluxo de elétrons ao longo da cadeia respiratória bombeia prótons do citosol para a matriz mitocondrial; gerando um gradiente de concentração entre esses dois compartimentos; o retorno dos prótons através da proteína ATP sintetase catalisa a produção de ATP.
d) Visto que a célula hospedeira já possui um DNA nuclear, os genes mitocondriais são desnecessários e não codificam proteínas.
e) Mitocôndrias, como todos os componentes membranosos celulares, surgiram a partir de um processo de endossimbiose.
Resposta

A
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado letra E pois considerei a A errada, já que ele diz que os prótons são bombeados da matriz para o espaço intermembranoso, visto que os prótons se encontravam nas cristas mitocondriais e não na matriz.


Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 09 00:33

Re: (UFAM 2016) Respiração celular

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Olá, Dani!


oie_95354EKqCDLNs.png
oie_95354EKqCDLNs.png (159.45 KiB) Exibido 1843 vezes


Tentarei explicar, de forma resumida, como funciona o mecanismo proposto no enunciado.

A movimentação de elétrons entre os citocromos, localizados na membrana interna da mitocôndria, libera energia. Essa energia é utilizada para bombear íons [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] da matriz mitocondrial para o espaço intermembrana. No entanto, a membrana interna é impermeável aos ions [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] no sentido espaço intermembrana [tex3]\rightarrow [/tex3] matriz mitocondrial, ou seja, ocorrerá o acúmulo de ions [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] no espaço intermembrana, pois ele não consegue voltar livremente. Sabemos, ainda, que há uma enzima localizada na membrana interna que permite a passagem do [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] , o oxissomo, que funciona como um canal que permite o retorno do [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] p/ a matriz mitocondrial. Quando isso ocorre, há liberação de energia dentro do oxissomo, enzima responsável pela produção de ATP, que é utilizada para a produção de ATP.

É importante que você saiba que esses processos recebem nomes específicos. Na ordem em que eu citei, temos: bomba de prótons, gradiente eletroquímico e fosforilação oxidativa.


Vamos de baixo p/ cima,

e.

O erro do desse item é afirmar que todos os componentes membranosos celulares, surgiram a partir de um processo de endossimbiose, essa teoria (endossimbiose) é válida apenas para mitocôndrias e cloroplastos.

d.

Absurdo.

c.

ver explicação

b.

A combinação do oxaloacetato ocorre com a acetilcoenzima

a.

ver explicação.


Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 09 00:49

Re: (UFAM 2016) Respiração celular

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Essa imagem que eu mandei acima é muito boa, tenta entender o que ela está dizendo a partir do que eu tentei explicar.

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”