Genética, Citologia e Bioquímica(UFAM 2016) Respiração celular Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2018 07 21:33

(UFAM 2016) Respiração celular

Mensagem não lida por danimedrado »

Carl Benda, em 1898, foi o primeiro cientista a empregar o termo “mitocôndria” aos corpúsculos filamentosos. Daí até entendermos seu papel na síntese de ATP se passaram quase 100 anos. Hoje sabemos “quase” tudo desta organela; sendo assim, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:
a) O fluxo de elétrons ao longo da cadeia respiratória bombeia prótons da matriz para o espaço intermembranoso mitocondrial gerando um gradiente de concentração entre esses dois compartimentos; o retorno dos prótons através da proteína ATP sintetase catalisa a produção de ATP.
b) A entrada de oxaloacetato no ciclo de Krebs e sua combinação com o malato gera o citrato e produz ATP.
c) O fluxo de elétrons ao longo da cadeia respiratória bombeia prótons do citosol para a matriz mitocondrial; gerando um gradiente de concentração entre esses dois compartimentos; o retorno dos prótons através da proteína ATP sintetase catalisa a produção de ATP.
d) Visto que a célula hospedeira já possui um DNA nuclear, os genes mitocondriais são desnecessários e não codificam proteínas.
e) Mitocôndrias, como todos os componentes membranosos celulares, surgiram a partir de um processo de endossimbiose.
Resposta

A
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado letra E pois considerei a A errada, já que ele diz que os prótons são bombeados da matriz para o espaço intermembranoso, visto que os prótons se encontravam nas cristas mitocondriais e não na matriz.




Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 09 00:33

Re: (UFAM 2016) Respiração celular

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Olá, Dani!


oie_95354EKqCDLNs.png
oie_95354EKqCDLNs.png (159.45 KiB) Exibido 1809 vezes


Tentarei explicar, de forma resumida, como funciona o mecanismo proposto no enunciado.

A movimentação de elétrons entre os citocromos, localizados na membrana interna da mitocôndria, libera energia. Essa energia é utilizada para bombear íons [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] da matriz mitocondrial para o espaço intermembrana. No entanto, a membrana interna é impermeável aos ions [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] no sentido espaço intermembrana [tex3]\rightarrow [/tex3] matriz mitocondrial, ou seja, ocorrerá o acúmulo de ions [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] no espaço intermembrana, pois ele não consegue voltar livremente. Sabemos, ainda, que há uma enzima localizada na membrana interna que permite a passagem do [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] , o oxissomo, que funciona como um canal que permite o retorno do [tex3]\ \text{H}^+[/tex3] p/ a matriz mitocondrial. Quando isso ocorre, há liberação de energia dentro do oxissomo, enzima responsável pela produção de ATP, que é utilizada para a produção de ATP.

É importante que você saiba que esses processos recebem nomes específicos. Na ordem em que eu citei, temos: bomba de prótons, gradiente eletroquímico e fosforilação oxidativa.


Vamos de baixo p/ cima,

e.

O erro do desse item é afirmar que todos os componentes membranosos celulares, surgiram a partir de um processo de endossimbiose, essa teoria (endossimbiose) é válida apenas para mitocôndrias e cloroplastos.

d.

Absurdo.

c.

ver explicação

b.

A combinação do oxaloacetato ocorre com a acetilcoenzima

a.

ver explicação.




Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 09 00:49

Re: (UFAM 2016) Respiração celular

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Essa imagem que eu mandei acima é muito boa, tenta entender o que ela está dizendo a partir do que eu tentei explicar.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”