Genética, Citologia e BioquímicaInteração quantitativa? Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2018 31 15:38

Interação quantitativa?

Mensagem não lida por danimedrado »

"Em camundongos, quando se cruza um indivíduo preto de genótipo AApp com um branco de genótipo aaPP obtém-se um indivíduo aguti de genótipo AaPp. Cruzando-se os indivíduos heterozigotos de F-1, obtém-se uma progênie de 9/16 aguti; 3/16 preto; e 4/16 brancos. Como a proporção fenotípica do diibridismo está alterada, estamos diante de um caso de epistasia dominante."
Esta alternativa consta na prova de 2010 da UECE. Ela está incorreta. Como podemos considerar corretamente este caso? Epistasia recessiva ou interação quantitativa? E por quê?




Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 03 14:28

Re: Interação quantitativa?

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

A epistasia é um caso em que o alelo de um gene impede a expressão dos alelos de outro par. De acordo com os dados do enunciado, o cruzamento de camundongos di-híbridos de [tex3]F_{1}[/tex3] gera uma prole [tex3]F_{2}[/tex3] com a seguinte proporção fenotípica: 9 selvagens (aguti): 3 pretos: 4 brancos; devido a dois pares de alelos que se segregam independentemente. Um dos pares, P e p, condiciona cor dos pelos, onde o alelo dominando, P, condiciona pelagem selvagem e o recessivo, p, pelagem preta. O outro par de alelos, A e a, afeta a expressão do gene para a cor da pelagem. O alelo dominante, A, permite a manifestação da pelagem, enquanto o alelo recessivo, a, é epistático e sua presença em homozigose condiciona cor branca.


A proporção fenotípica é [tex3]\begin{matrix} \underbrace{ 9\text{(A_P_):} } \\ \text{agutis} \end{matrix}[/tex3] [tex3]\begin{matrix} \underbrace{ 3\text{(A_pp):} } \\ \text{pretos} \end{matrix}[/tex3] [tex3]\begin{matrix} \underbrace{ 3\text{(aaP_) e 1(aapp)}} \\ \text{brancos} \end{matrix}[/tex3]

Dessa forma, estamos trabalhando com um caso de epistasia recessiva.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”