Genética, Citologia e Bioquímica(UNIOESTE 2012) Crossing over Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2018 23 15:04

(UNIOESTE 2012) Crossing over

Mensagem não lida por danimedrado »

Crossing over ou permuta é um importante fenômeno que ocorre na prófase I meiótica, responsável pela recombinação entre os diferentes pares de genes de cromossomos homólogos. O desenho abaixo representa um par de cromossomos homólogos, com 3 genes: gene A, gene B e gene C, cada um destes possuindo dois alelos (alelo dominante e alelo recessivo). A partir deste desenho, assinale a alternativa correta.
052.jpg
052.jpg (100.52 KiB) Exibido 6520 vezes
a. Se houver crossing over apenas na região 1 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, ABc e abC.
b. Se houver crossing over apenas na região 2 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, Abc e aBC.
c. Se houver crossing over nas regiões 1 e 2 serão produzidos gametas com as combinações ABC, abc, AbC e aBc.
d. Se houver crossing over apenas na região 1 serão produzidos somente gametas com as combinações Abc e aBC.
e. Se houver crossing over apenas na região 2 serão produzidos somente gametas com as combinações ABc e abC.
Resposta

C
Alguém poderia me auxiliar nesta questão? Não consegui fazê-la.




Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2018 30 21:03

Re: (UNIOESTE 2012) Crossing over

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Isso aqui te ajuda?

crossing over.png
crossing over.png (32.23 KiB) Exibido 6496 vezes




Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Ago 2018 02 09:24

Re: (UNIOESTE 2012) Crossing over

Mensagem não lida por danimedrado »

Não ajudou muito, Spike.. ainda assim acho que estou fazendo essa permuta errada. Refazendo a questão, achei as alternativas A e B corretas. Onde estou errando?



Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 02 11:07

Re: (UNIOESTE 2012) Crossing over

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

danimedrado escreveu:
Qui 02 Ago, 2018 09:24
Não ajudou muito, Spike.. ainda assim acho que estou fazendo essa permuta errada. Refazendo a questão, achei as alternativas A e B corretas. Onde estou errando?
Eu pensei que a questão fosse bobinha em um primeiro momento, mas acredito que seja mal formulada mesmo. Há dois modos de eu tentar te enganar convencer:

1º - Se o item A fosse verdadeiro, o item B seria verdadeiro também, já que um representa a mesma coisa que o outro, trocando apenas os locais em que ocorre a permutação

2º - Não é dito, mas foi considerado a permutação de apenas um gene. Observe que para o item a/b serem verdadeiros, nós deveríamos ter a permutação ocorrendo na região 2, no item a, e na região 1, no item b. Sim, eu sei, "ahhh, é possível ocorrer a permutação na região 1, permutando dois genes ao mesmo tempo, A e B com a e b, e termos o item a como verdadeiro, assim como o item b", nesse ponto nós voltamos para a 1ª justificativa, que permite mais de uma alternativa como verdadeira. É o melhor que eu consigo fazer, por exclusão.


No item C ocorre a permutação no gene A na região 1 e do gene C na região 2. Os outros itens, d/e, são absurdos.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”