Genética, Citologia e Bioquímica(PUC-MG 1997) Núcleo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jun 2018 07 19:48

(PUC-MG 1997) Núcleo

Mensagem não lida por danimedrado »

O número de cromossomos de uma espécie é 2n=20. O sistema de determinação do sexo é do tipo ZW. O cariótipo que representa uma euploidia é:
a. 20, ZW
b. 20, ZZ
c. 30, ZWW
d. 19, ZO
e. 21, ZZW
Resposta

C
Alguém poderia me auxiliar nessa questão?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 07 22:04

Re: (PUC-MG 1997) Núcleo

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. Para responder a esta questão, é imperativo que haja um pequeno conhecimento acerca das euploidias: são alterações em todo os cromossomos. Ou seja, todos os cromossomos terão de um a diversos conjuntos cromossômicos a mais ou a menos (como no caso da partenogênese do zangão, nascido n), sendo classificado por triploidia se o cariótipo for 3n (é fácil lembrar deste, o mais impontante, visto que quando é n = haploide (zangão), 2= diploidia; se for mais de 3 cópias de um mesmo alelo, é conveniente ser chamado de poliploidia). Como é uma questão onde o enunciado pede uma análise de alternativas, vamos lá:

A primeira alternativa não se encaixa com a definição de euploidia, sendo um diploide normal.

A segunda alternativa ocorre o mesmo que o a primeira, modificando-se somente o conjunto de alelos diploides.

A terceira corresponde ao enunciado = é uma triploidia (3n), tendo três cópias dos alelos. Lembre-se de que como 2n = 20, a cada conjunto a mais de cópias será acrescentado 1n, e este, neste caso, valerá 10, ou seja, 3n = 30.

A quarta trata-se de uma anomalia cromossômica, uma aneuploidia (algumas pessoas confundem aneuploidia com euploidia, provavelmente seria uma das alternativas mais marcadas), a qual ocorre uma perda de somente uma cópia em apenas um par de alelos.

A quinta é um absurdo, visto que mostra-se que o ser é 3n (ZZW), ele não poderia ter 21 cromossomos. Trata-se novamente de um caso de aneuploidia.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”