Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Genética, Citologia e Bioquímica(UFV) Padrão de herança genética Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Jun 2018 01 11:24

(UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Liliana »

O esquema a seguir representa o cruzamento entre duas variedades puras de ervilha-de-cheiro (‘Lathyrus odoratus’) de flor branca. A F1 resultante apresentou 100% das ervilhas com flores avermelhadas. Após autofecundação das plantas F1, foram produzidas 371 plantas com flores avermelhadas e 287 com flores brancas, na geração F2.
f1f2.JPG
f1f2.JPG (5.75 KiB) Exibido 5444 vezes
Analise este padrão de herança e assinale a afirmativa CORRETA.

a) Trata-se de um exemplo típico da primeira Lei de Mendel.

b) Pelos resultados, deduz-se que é um padrão de herança intermediária.

c) A proporção fenotípica 9:7 é um padrão de segregação independente.

d) O gene para a cor avermelhada é codominante em relação ao alelo.

e) O exemplo é de interação gênica já que está envolvido apenas um loco.
Resposta

c)
Alguém pode me ajudar, por gentileza?
Só tive certeza de que a a) é errada...

Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Jun 2018 01 12:34

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, percebe que como tu já sabes que a proposição "a" está errada, é possível concluir pela mesma linha de raciocínio que a "e" também está errada, pois é, sim, uma interação gênica, porém, este tipo de interação entre dois genes não ocupa o mesmo locus gênico (cada locus de cromossomos homólogos é ocupado por um e unicamente um). Atenta-se que não havia na geração parental a cor branca e como trata-se de uma geração pura, o surgimento da cor só pode ser justificada por um outro gene atuante que, quando cruzado com uma raça, gera esta cor.

Analisando a afirmação "d", pode-se refutá-la pelo fato de já ser expresso que se trata de uma interação gênica e não uma codominância (se assim fosse, necessitaria que na geração parental, houvesse flores brancas e flores vermelhas). Indo para a letra "b", há uma pegadinha: diz a mesma coisa que a alternativa "d", porém, utiliza o nome menos usual de codominância, "herança intermediária".

Agora, não basta apenas dizer "ficamos com a terceira proposição". Acredito que se tem que explicar o porquê:
Note que mesmo sobressaindo um pouquinho, há que os números 360 e 280 (arredondando para ser mais visível) são múltiplos de 4, estabelecendo uma proporção de 90:70, logo, é correto dizer que há uma preposição fenótipa de 9:7 (se fosse genotípica, seria diferente, pois trata-se de uma interação gênica, mas continua sendo uma segregação independente).

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Jun 2018 01 15:54

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Liliana »

Sypru escreveu: 01 Jun 2018, 12:34 estabelecendo uma proporção de 90:70, logo, é correto dizer que há uma preposição fenótipa de 9:7 (se fosse genotípica, seria diferente, pois trata-se de uma interação gênica, mas continua sendo uma segregação independente).
Em um padrão de Segunda Lei de Mendel, a proporção fenotípica pode ser de 9:7, então?
A genotípica é que é de 9:3:3:1?
Avatar do usuário

Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
Última visita: 07-02-19
Agradeceu: 558 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Jun 2018 01 15:59

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Liliana »

Sypru escreveu: 01 Jun 2018, 12:34 Indo para a letra "b", há uma pegadinha: diz a mesma coisa que a alternativa "d", porém, utiliza o nome menos usual de codominância, "herança intermediária".

Só uma observação, "herança intermediária" e "codominância" são heranças diferentes. Eu também costumo confundir bastante elas.
Herança intermediária diz respeito a Dominância Incompleta. Por exemplo, flores brancas BB, quando cruzadas com flores vermelhas VV, geram descendentes 100% rosas VB. O fenótipo VB é intermediário, e apresenta dominância incompleta.

Codominância é quando o heterozigoto tem um fenótipo diferente dos homozigotos. Mas isso não significa dizer que é um fenótipo intermediário. Um exemplo bem claro ocorre no sistema ABO. Nós temos o fenótipo A, o fenótipo B e o fenótipo AB. O AB é codominante, ou seja, é um novo fenótipo, e não um intermediário dos fenótipos A e B.
Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Jun 2018 01 16:03

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Sypru »

Liliana escreveu: 01 Jun 2018, 15:54
Sypru escreveu: 01 Jun 2018, 12:34 estabelecendo uma proporção de 90:70, logo, é correto dizer que há uma preposição fenótipa de 9:7 (se fosse genotípica, seria diferente, pois trata-se de uma interação gênica, mas continua sendo uma segregação independente).
Em um padrão de Segunda Lei de Mendel, a proporção fenotípica pode ser de 9:7, então?
A genotípica é que é de 9:3:3:1?
Não, não pode, até porque a proporção fenotípica já é 9:3:3:1, vale-se lembrar que ela representa: 9 A_B_, 3 A_bb, 3 aaB_ e 1 aabb, o que, portanto, não representa de fato os genótipos. O que acontece aqui é que a cor avermelhada impede com que algum(as) das expressões fenotípicas existam, porém, genotipicamente falando, por exemplo, os genes AaBb existem, mas somente expressam B por causa de uma limitação.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Avatar do usuário

Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Jun 2018 01 16:16

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Sypru »

Liliana escreveu: 01 Jun 2018, 15:59 Só uma observação, "herança intermediária" e "codominância" são heranças diferentes
Perdão o erro, realmente cometi um equívoco, porém, acredito que, como foi-se constatado que é, de fato, interação gênica, pode-se inferir que de mesmo modo está errada xD.
"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Avatar do usuário

VctMR
Elite
Mensagens: 181
Registrado em: 11 Mai 2018, 21:54
Última visita: 23-08-21
Agradeceu: 141 vezes
Agradeceram: 31 vezes
Ago 2019 20 23:45

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por VctMR »

Liliana, Sypru, o gabarito desta questão, a alternativa c, está de acordo com interação gênica epistásica duplo recessiva, na qual 2 alelos recessivos causarão a transformação da cor da flor. Nesse caso, um simples par de alelos recessivos causarão a transformação da cor vermelha em branca na flor.
9 A_B_...... 3 A_bb......3 aaB_ ......1 aabb =====> proporção fenótipa antes
vermelha......branca......branca......branca

9 flores vermelhas : 7 flores brancas ======> proporção fenótipa depois

A --> cor vermelha
a --> cor branca
B --> permite a cor
b --> não permite a cor

Editado pela última vez por VctMR em 20 Ago 2019, 23:51, em um total de 2 vezes.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”