Genética, Citologia e Bioquímica(UFV) Padrão de herança genética Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2018 01 11:24

(UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Liliana »

O esquema a seguir representa o cruzamento entre duas variedades puras de ervilha-de-cheiro (‘Lathyrus odoratus’) de flor branca. A F1 resultante apresentou 100% das ervilhas com flores avermelhadas. Após autofecundação das plantas F1, foram produzidas 371 plantas com flores avermelhadas e 287 com flores brancas, na geração F2.
f1f2.JPG
f1f2.JPG (5.75 KiB) Exibido 5373 vezes
Analise este padrão de herança e assinale a afirmativa CORRETA.

a) Trata-se de um exemplo típico da primeira Lei de Mendel.

b) Pelos resultados, deduz-se que é um padrão de herança intermediária.

c) A proporção fenotípica 9:7 é um padrão de segregação independente.

d) O gene para a cor avermelhada é codominante em relação ao alelo.

e) O exemplo é de interação gênica já que está envolvido apenas um loco.
Resposta

c)
Alguém pode me ajudar, por gentileza?
Só tive certeza de que a a) é errada...




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 01 12:34

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, percebe que como tu já sabes que a proposição "a" está errada, é possível concluir pela mesma linha de raciocínio que a "e" também está errada, pois é, sim, uma interação gênica, porém, este tipo de interação entre dois genes não ocupa o mesmo locus gênico (cada locus de cromossomos homólogos é ocupado por um e unicamente um). Atenta-se que não havia na geração parental a cor branca e como trata-se de uma geração pura, o surgimento da cor só pode ser justificada por um outro gene atuante que, quando cruzado com uma raça, gera esta cor.

Analisando a afirmação "d", pode-se refutá-la pelo fato de já ser expresso que se trata de uma interação gênica e não uma codominância (se assim fosse, necessitaria que na geração parental, houvesse flores brancas e flores vermelhas). Indo para a letra "b", há uma pegadinha: diz a mesma coisa que a alternativa "d", porém, utiliza o nome menos usual de codominância, "herança intermediária".

Agora, não basta apenas dizer "ficamos com a terceira proposição". Acredito que se tem que explicar o porquê:
Note que mesmo sobressaindo um pouquinho, há que os números 360 e 280 (arredondando para ser mais visível) são múltiplos de 4, estabelecendo uma proporção de 90:70, logo, é correto dizer que há uma preposição fenótipa de 9:7 (se fosse genotípica, seria diferente, pois trata-se de uma interação gênica, mas continua sendo uma segregação independente).



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2018 01 15:54

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Liliana »

Sypru escreveu:
Sex 01 Jun, 2018 12:34
estabelecendo uma proporção de 90:70, logo, é correto dizer que há uma preposição fenótipa de 9:7 (se fosse genotípica, seria diferente, pois trata-se de uma interação gênica, mas continua sendo uma segregação independente).
Em um padrão de Segunda Lei de Mendel, a proporção fenotípica pode ser de 9:7, então?
A genotípica é que é de 9:3:3:1?



Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2018 01 15:59

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Liliana »

Sypru escreveu:
Sex 01 Jun, 2018 12:34
Indo para a letra "b", há uma pegadinha: diz a mesma coisa que a alternativa "d", porém, utiliza o nome menos usual de codominância, "herança intermediária".

Só uma observação, "herança intermediária" e "codominância" são heranças diferentes. Eu também costumo confundir bastante elas.
Herança intermediária diz respeito a Dominância Incompleta. Por exemplo, flores brancas BB, quando cruzadas com flores vermelhas VV, geram descendentes 100% rosas VB. O fenótipo VB é intermediário, e apresenta dominância incompleta.

Codominância é quando o heterozigoto tem um fenótipo diferente dos homozigotos. Mas isso não significa dizer que é um fenótipo intermediário. Um exemplo bem claro ocorre no sistema ABO. Nós temos o fenótipo A, o fenótipo B e o fenótipo AB. O AB é codominante, ou seja, é um novo fenótipo, e não um intermediário dos fenótipos A e B.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 01 16:03

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Sypru »

Liliana escreveu:
Sex 01 Jun, 2018 15:54
Sypru escreveu:
Sex 01 Jun, 2018 12:34
estabelecendo uma proporção de 90:70, logo, é correto dizer que há uma preposição fenótipa de 9:7 (se fosse genotípica, seria diferente, pois trata-se de uma interação gênica, mas continua sendo uma segregação independente).
Em um padrão de Segunda Lei de Mendel, a proporção fenotípica pode ser de 9:7, então?
A genotípica é que é de 9:3:3:1?
Não, não pode, até porque a proporção fenotípica já é 9:3:3:1, vale-se lembrar que ela representa: 9 A_B_, 3 A_bb, 3 aaB_ e 1 aabb, o que, portanto, não representa de fato os genótipos. O que acontece aqui é que a cor avermelhada impede com que algum(as) das expressões fenotípicas existam, porém, genotipicamente falando, por exemplo, os genes AaBb existem, mas somente expressam B por causa de uma limitação.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 01 16:16

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por Sypru »

Liliana escreveu:
Sex 01 Jun, 2018 15:59
Só uma observação, "herança intermediária" e "codominância" são heranças diferentes
Perdão o erro, realmente cometi um equívoco, porém, acredito que, como foi-se constatado que é, de fato, interação gênica, pode-se inferir que de mesmo modo está errada xD.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
VctMR
Elite
Mensagens: 181
Registrado em: Sex 11 Mai, 2018 21:54
Última visita: 23-08-21
Ago 2019 20 23:45

Re: (UFV) Padrão de herança genética

Mensagem não lida por VctMR »

Liliana, Sypru, o gabarito desta questão, a alternativa c, está de acordo com interação gênica epistásica duplo recessiva, na qual 2 alelos recessivos causarão a transformação da cor da flor. Nesse caso, um simples par de alelos recessivos causarão a transformação da cor vermelha em branca na flor.
9 A_B_...... 3 A_bb......3 aaB_ ......1 aabb =====> proporção fenótipa antes
vermelha......branca......branca......branca

9 flores vermelhas : 7 flores brancas ======> proporção fenótipa depois

A --> cor vermelha
a --> cor branca
B --> permite a cor
b --> não permite a cor

Última edição: VctMR (Ter 20 Ago, 2019 23:51). Total de 2 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”