Genética, Citologia e Bioquímica(PUC-MG) Sistema ABO Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mai 2018 29 21:05

(PUC-MG) Sistema ABO

Mensagem não lida por Liliana »

O esquema apresenta a composição de carboidratos dos aglutinogênios que determinam os grupos sanguíneos do Sistema ABO. A síntese do antígeno [tex3]H[/tex3] depende da presença de pelo menos um gene autossômico dominante [tex3]H[/tex3] no genoma do indivíduo e é indispensável para a adição do antígeno A e/ou do antígeno B, pelos produtos dos genes [tex3]I^A[/tex3] e [tex3]I^B[/tex3] , respectivamente. Indivíduos [tex3]HH ii[/tex3] ou [tex3]Hh ii[/tex3] pertencem ao grupo O.
pucmg.JPG
pucmg.JPG (35.33 KiB) Exibido 10123 vezes
A reação de determinação do grupo sanguíneo “in vitro” (com anticorpos anti-A e anti-B) dá resultado negativo para os indivíduos homozigotos recessivos ([tex3]hh[/tex3] ), mesmo que esses sejam portadores dos genes [tex3]I^A [/tex3] e/ou [tex3]I^B[/tex3] . Tais indivíduos são chamados de “Falsos O”. Com base nas informações acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) O cruzamento de dois indivíduos “Falso O” pode produzir descendentes receptores universais.
b) A chance de um casal [tex3]Hh[/tex3] [tex3]I^AI^B[/tex3] ter um descendente “Falso O” é de 25%.
c) Indivíduos [tex3]Hh[/tex3] [tex3]I^AI^A[/tex3] não podem doar sangue para indivíduos [tex3]hh[/tex3] [tex3]I^AI^A[/tex3] .
d) O cruzamento de um indivíduo “Falso O” com um indivíduo [tex3]HH[/tex3] [tex3]ii[/tex3] pode gerar descendentes dos grupos A ou B.
Resposta

a)
Eu não consegui entender o enunciado dessa questão... Nem o gabarito.
Alguém pode me ajudar, por favor??

Última edição: Liliana (Ter 29 Mai, 2018 21:09). Total de 1 vez.



Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 29 22:28

Re: (PUC-MG) Sistema ABO

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Liliana, você precisa entender o que significa esse "falso O"

Para você ter sangue A/sangue B/sangue AB é necessário que haja uma substância precursora H ( que é produzida pelo gene H ) que produz as substâncias A/B( leia aglutinogênio A/B ), ou seja, geneticamente eu posso ser [tex3]I^AI^A[/tex3] , mas, se eu não possuir o gene H, não conseguirei produzir as substância A/B( aglutinogênio A/B ) que ficam localizadas no glicocálix das hemácias e que servem para identificar meu sangue.
Traduzindo: Se eu possuo o gene dominante [tex3]H[/tex3] , conseguirei produzir substâncias A/B e meu sangue poderá ser A/B/AB. Caso eu seja [tex3]hh[/tex3] , não conseguirei produzir as substâncias A/B(apesar de possuir os genes) e serei O(falso O). A ideia de falso é porque geneticamente eu deveria ser A/B/AB, mas, por ser [tex3]hh [/tex3] , não consigo produzir aglutinogênio A/B.


A partir disso,

d) Verdadeiro, veja que se o cruzamento for [tex3]I^AI^Ahh[/tex3] x [tex3]iiHH[/tex3] os descentens serão todos [tex3]I^AiHh[/tex3] , que é do grupo A(Como a alternativa não limitou - apenas - eu posso pegar um caso específico de cruzamento para mostrar que o item é falso/verdadeiro, mesma coisa p/ B)

c) Verdadeiro, só precisamos saber que os indivíduos que são falso O( [tex3]hh[/tex3] ) se comportam de maneira igual aos indivíduos que são "O verdadeiros", e sabemos que indivíduos que são O só recebem sangue de quem também é O(receptor único)

b) Verdadeiro, observe o cruzamento:
[tex3]\hspace{1cm}I^AI^B \ Hh \ \ x \ \ I^AI^B \ Hh[/tex3]
Para ser falso O basta que o indivíduo seja [tex3]hh[/tex3] (nesse cruzamento ele não poderá ser O verdadeiro porque não há [tex3]i[/tex3] entre os pais )
Logo, [tex3]Hh \ x \ Hh = HH \ Hh \ Hh \ hh[/tex3]

a) Falso, o cruzamento entre falsos O( [tex3]hh \ \ x \ \ hh[/tex3] ) sempre gerará falsos O( receptores universais são AB )

Última edição: Auto Excluído (ID:20809) (Ter 29 Mai, 2018 22:51). Total de 2 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Função afim/PUC-MG
    por Harison » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    778 Exibições
    Última msg por NathanMoreira
  • Nova mensagem (PUC-PR) Conjuntos
    por alma3de5 » » em Pré-Vestibular
    4 Respostas
    1621 Exibições
    Última msg por petras
  • Nova mensagem (PUC- RJ) Coeficiente angular, tangente
    por graceraira » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    789 Exibições
    Última msg por erihh3
  • Nova mensagem Função quadrática/PUC-MG
    por Harison » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    759 Exibições
    Última msg por JBelford
  • Nova mensagem PUC - Propriedade e Soma dos Termos de uma PA
    por Viytor » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    3412 Exibições
    Última msg por petras

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”