Genética, Citologia e BioquímicaPolialelia/ Alelos Múltiplos Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mai 2018 29 08:39

Polialelia/ Alelos Múltiplos

Mensagem não lida por Liliana »

Coelhos podem ter quatro tipos de pelagem: chinchila, himalaia, aguti e albina, resultantes das combinações de quatro diferentes alelos de um mesmo loco. Num experimento, animais com diferentes fenótipos foram cruzados várias vezes. Os resultados, expressos em número de descendentes, constam na tabela a seguir. Se o animal progenitor aguti do cruzamento 1 for utilizado para a obtenção de filhotes com o progenitor chinchila do cruzamento 4, que proporção de descendentes poderemos prever?
chch.jpg
chch.jpg (30.75 KiB) Exibido 2182 vezes
a) 1 aguti: 1 chinchila.
b) 1 aguti: 1 himalaia.
c) 9 aguti: 3 himalaia: 3 chinchila: 1 albino.
d) 2 aguti: 1 chinchila: 1 himalaia.
e) 3 aguti: 1 chinchila
Resposta

d)
Eu me deparo com essa questão há alguns anos já, e é sempre a mesma dificuldade: lembrar a relação de dominância entre esses alelos, sem ter que decorar (pois prefiro entender em cada exercício, já que as vezes pode ser diferente um exercício do outro).
Na minha apostila, tem essa relação: aguti C > chinchila Cch > himalaia Ch > albino c
Sobre os genótipos de dominância, eu não tenho dúvida, por exemplo, sei que Cc será aguti, CchCh será chinchila, etc. Minha dúvida é: tem como resolver essa questão só observando o quadro, sem ter que decorar essa relação de dominância??




Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 31 13:17

Re: Polialelia/ Alelos Múltiplos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Liliana, tentei formar um raciocínio apenas com as informações do texto/tabela, vamos lá:

i) Sejam os alelos x,y,z e w que determinam os fenótipos chinchila, himalaia, aguti e albino, respectivamente

Comecemos a partir do último cruzamento:
[tex3]\hspace{1cm}[/tex3] himalaia x albino
[tex3]\hspace{1cm}[/tex3] Y_ x W_

como todos os descendentes são himalaia, obrigatoriamente estamos trabalhando com o progenitor himalaia homozigoto em relação ao seu genótipio( caso não fosse homo, a tendência seria observar outros descendentes )

[tex3]\hspace{1cm}[/tex3] YY x W_

Desse cruzamento nós ganhamos que Y é dominante sobre W/_ ( não podemos garantir que o albino seja também homozigoto)

ii) A partir do segundo cruzamento, temos:

[tex3]\hspace{1cm}[/tex3] aguti x himalaia
[tex3]\hspace{1cm}[/tex3] Z_ x Y_

como todos os descendentes são aguti, obrigatoriamente estamos trabalhando com o progenitor aguti homozigoto em relação ao seu genótipio

[tex3]\hspace{1cm}[/tex3] ZZ x Y_

O resultado é o mesmo que o analisado no primeiro caso(temos apenas um fenótipo na geração de descendentes). Assim, Z é dominante sobre Y/_


Até agora nós temos que Z > Y > W, nos resta descobrir como se porta o alelo que determina o fenótipo chinchila

iii) O problema, que já existia antes, é que a partir daqui fica bem complicado...
Eu estava considerando que os descendentes iriam obedecer mais ou menos uma proporção esperada da segregação dos alelos, ou seja, é possível, por exemplo, que nós tenhamos o seguinte cruzamento: ZY x ZY
A propoção esperada é de: ZZ ZY ZY YY, mas não obrigatoriamente os descendentes irão obedecer essa proporção, pode acontecer de nascerem 300 coelhos e todos serem ZZ, pode.( o que torna a análise dos dois primeiros casos inválidas )

Nesse ponto, eu chutaria que aguti é dominante sobre chincila, a partir da obeservação dos cruzamentos 3 e 4, mas não poderia nem supor mais nada sobre a relação de dominância entre chinchila e os outros fenótipos..

Pararia em: Z > X ; Z > Y ; Z > W e que Z > Y > W



Foi o que saiu,
Acredito que por ser um caso "conhecido" o maluco lá exigia que você soubesse a relação de dominância decorada, assim como ocorre com a relação entre os grupos sanguíneos.

*Eu decoro que albino é o último na relação de dominância e que o restante é por ordem alfabética: aguti > chinchila > himalaia




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2018 05 17:07

Re: Polialelia/ Alelos Múltiplos

Mensagem não lida por Liliana »

Puts, obrigada, baita explicação!!



Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 07 23:56

Re: Polialelia/ Alelos Múltiplos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Liliana,

Então..

Continuando as ideias desenvolvidas a partir desse passo aqui
Spike escreveu:
Qui 31 Mai, 2018 13:17


Até agora nós temos que Z > Y > W, nos resta descobrir como se porta o alelo que determina o fenótipo chinchila




A Sypru me apareceu com a seguinte ideia:

i) peguemos o cruzamento 5 ( Vou usar nomes para facilitar ) :

Chinchila/alguma coisa x Chinchila/alguma coisa

Ganhamos desse cruzamento que Chinchila > himalaia, pois aparece himalaia entre dos descendentes. ( como aparece himalaia entre os descendentes, alguma coisa = himalaia em ambos os parentais ou himalaia em um deles e albino no outro, tanto faz qual seja)
Passamos a ter: X > Y > W ( Chinchila > Himalaia > Albino )

ii) Usando o cruzamento 4:

Aguti/alguma coisa x Chinchila/ alguma coisa

A proporção esperada é de

Aguti/Chinchila ; Aguti/ alguma coisa ; Chinchila/alguma coisa ; alguma coisa/alguma coisa
Como temos himalaia entre os descendentes, devemos ter algo semelhante ao caso anterior: himalaia em ambos os parentais ou himalaia em um deles e albino no outro

Assim, supondo himalaia em ambos os parentais(tanto faz), a proporção esperada será de:

Aguti/Chinchila ; Aguti/himalaia ; Chinchila/himalaia ; himalaia/himalaia

Aqui, para sabermos que Aguti > Chinchila e acabarmos o problema, é suficiente percebermos que a proporção de descendentes Aguti é maior em relação aos descendentes Chinchila.
*Caso chinchila fosse dominante sobre Aguti, a tendência seria observar:
12 Chinchilas
6 Agutis
6 Himalaias

Como não ocorre isso, temos, desse cruzamento, que Aguti > Chinchila

Usando os resultados mostrados anteriormente: Aguti > Chinchila e X > Y > W ( Chichila > himalaia > albino )
ou seja, Aguti > Chichila > Himalaia > Albino


*Para resolvermos a questão é necessário considerar que ocorre uma segreção que obedeça a Primeira Lei de Mendel, apesar de ser possível o lance lá dos 300 coelhos serem ZZ, a tendência é observarmos algo que obedeça Mendel. ( nesse ponto eu confundi com as ervilhas, pois Mendel utilizava uma grande quantidade de descendentes para ter um resultado mais "confiável", daí pensei que usando esses poucos números do enunciado eles seriam insuficientes.. mas esse pensamento é falho. )
*Eu não sei se minha redação ficou muito boa, qualquer coisa seja melhor você pedir pra Sypru te explicar direitinho pelo privado, ou aqui mesmo.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Genética, Citologia e Bioquímica”